Buscar no Cruzeiro

Buscar

Resgate de moradores ilhados continua em Araçariguama

12 de Fevereiro de 2020 às 08:48

Moradores estão sendo retirados com botes e barcos. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

O resgate dos moradores que ficaram ilhados no bairro Santaella, em Araçariguama, continua nesta quarta-feira (12). Segundo informações da Defesa Civil, ainda chove no local e o nível do rio Tietê continua a subir. Pela manhã, equipes receberam informações de uma pessoa teria morrido após ser arrastada pela água e também fazem buscas pela vítima.

[irp posts="216386" ]

 

Segundo a Defesa Civil, os moradores que são retirados do bairro estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal de Araçariguama, onde são examinados e liberados em seguida. Até o momento, apenas um menino precisou ficar internado. Ele teria sido atingido com pancadas na cabeça e também tinha ferimentos nos braços e pernas.

[gallery columns="2" size="medium" ids="216626,216625"]

O órgão ainda não tem um balanço de quantas pessoas foram resgatadas, mas a informação é de que havia mais de 100 pessoas isoladas no local. As vítimas estão sendo retiradas com botes e barcos pelo Corpo de Bombeiros e pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar. Moradores do bairro estão sendo levados para o Ginásio dos Campeões.

O problema teve início na noite de segunda-feira (10), quando o nível do rio Tietê começou a subir após as intensas chuvas registradas na Capital paulista e na região de Sorocaba. Relatos nas redes sociais mostram que a água invadiu casas, encobriu veículos e provocou prejuízos às famílias, que também ficaram sem possibilidade de locomoção.

[gallery columns="2" size="medium" ids="216624,216627"]

Ajuda e doações

Além de retirar as pessoas, equipes de resgate também estão levando alimentos e água para os moradores que seguem no local. A Prefeitura de Araçariguama divulgou nas redes sociais que está aceitando doações e ajuda de voluntários para separar os itens recebidos. A entrega por ser feita no Ginásio dos Campeões, no Jardim Brasil.

A região foi sobrevoada na tarde de terça-feira pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia. Ele esteve no local após passar por Botucatu, no interior paulista, onde duas crateras se abriram e provocaram a morte de três pessoas. “A Defesa Civil Estadual já está atendendo com com a retirada das pessoas e envio de ajuda”, divulgou.

[gallery columns="2" size="medium" ids="216622,216621"]

Deslizamento

No bairro Tanque Velho, um deslizamento de terra causado pelas chuvas intensas atingiu uma casa e deixou cinco pessoas feridas na manhã de segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros socorreu dois adultos e três crianças, que ficaram presos nos escombros. As vítimas foram levadas para o Pronto-Atendimento Central.

Estragos em outras cidades

A chuva também provocou estragos em outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Houve pontos de alagamentos em SorocabaSalto e Itu, onde também foram registradas quedas de pontes. Em Ibiúna, houve o desabamento de uma calçada e um muro. Em Tietê e Piedade o excesso de água prejudicou estradas.

[gallery columns="2" size="medium" ids="216619,216618"]