Buscar no Cruzeiro

Buscar

Campeonato Paulista

São Bento é rebaixado com apenas uma vitória e cinco pênaltis contra

Equipe sofreu com mãos na bola e falta de eficiência ofensiva

11 de Maio de 2021 às 11:15
Marina Bufon [email protected]
São Bento jogará o Campeonato Paulista A2 no próximo ano
São Bento jogará o Campeonato Paulista A2 no próximo ano (Crédito: Neto Bonvino/Bento TV)

Menos de um ano depois de retornar à elite do futebol paulista, o São Bento caiu para a Série A2 na tarde do último domingo (9), ao perder para o Santos por 2 a 0 na Vila Belmiro. Muitos fatores colaboraram para isso, como o fato de a equipe ter alcançado a primeira vitória apenas na 11ª rodada.

"Como falei no vestiário, nós não caímos hoje (domingo). Chegamos até a décima rodada sem nenhuma vitória, em qualquer outro campeonato já teríamos caído (antes). Mas, neste, lutamos até a rodada final. Enfrentar o Santos na Vila Belmiro, também na luta contra o rebaixamento, a gente sabia que seria difícil", disse o técnico Marcelo Cordeiro após o duelo.

Antes dele, o time era comandado por Edson Vieira, que acabou demitido no dia 20 de abril sem nenhuma vitória no Paulista - foram oito jogos, com três derrotas e cinco empates. Com Cordeiro, foram quatro jogos no estadual, com uma vitória, um empate e duas derrotas. No total, o Bentão somou nove pontos, terminando na 15ª colocação, à frente apenas do São Caetano, com três, também rebaixado.

"Primeiro, eu queria pedir desculpas para o torcedor do São Bento. Só eu sei o quanto foi difícil e trabalhoso todos esses dias dentro do hotel, tentando fazer o nosso melhor e manter o São Bento na primeira divisão, mas infelizmente hoje (domingo) não foi o nosso dia. Em cinco minutos, dois gols que poderiam ter sido evitados", complementou o treinador.

De fato, o São Bento foi para a última rodada da fase de grupos dependendo apenas de si para permanecer na elite. Uma vitória salvava os sorocabanos e rebaixava o Santos pela primeira vez em sua história de 109 anos. No entanto, aos 41 minutos da primeira etapa, Lucas Braga abriu o placar e, cinco minutos depois, Kaio Jorge deu os números finais.

Campanha do São Bento

Ao todo, foram 12 jogos disputados e dois treinadores, Edson Vieira e, na reta final, Marcelo Cordeiro. A primeira vitória só apareceu na 11ª rodada, contra a Inter de Limeira, por 2 a 1. A equipe também poderia ter vencido na 5ª rodada: Patrick Vieira fez um gol contra o Santo André, mas o árbitro da partida marcou incorretamente falta de ataque, sem a possibilidade de o VAR interferir.

Falando em VAR, o São Bento também pecou no quesito falta dentro da área. Foram cinco pênaltis marcados em duelos praticamente sequenciais (Mirassol, Ituano, Palmeiras, Bragantino e Corinthians) e dois gols contra em um único jogo (Botafogo-SP).

Confira abaixo todos os resultados do São Bento no Paulista de 2021:

São Bento 1 x 2 Mirassol (um gol de pênalti contra)
Ituano 1 x 0 São Bento (pênalti contra)
Guarani 0 x 0 São Bento
São Bento 1 x 1 Palmeiras (pênalti contra)
São Bento 1 x 2 RB Bragantino (pênalti contra)
Santo André 0 x 0 São Bento (gol anulado de Patrick Vieira)
Corinthians 1 x 1 São Bento (pênalti contra)
São Bento 1 x 1 São Caetano
São Bento 1 x 1 Novorizontino
Botafogo-SP 2 x 0 São Bento (dois gols contra)
São Bento 2 x 1 Inter de Limeira (primeira vitória)
Santos 2 x 0 São Bento (rebaixamento)

Daqui para frente

Agora, o São Bento terá pela frente a Série D do Campeonato Brasileiro e também o planejamento da A2 do ano que vem. O torneio nacional só começa em junho para o time sorocabano.

"O clube não acaba hoje (domingo). Claro que é muito difícil e é muito triste, mas é erguer a cabeça e continuar trabalhando. Temos que falar também que a diretoria cumpriu o que foi prometido, pagamentos em dia, não houve um dia de atraso de salário, muito pelo contrário. Tem procurado sanar algumas dívidas. Mesmo com esse baque, vai voltar forte. Temos a Série D pela frente e planejar a A2", finalizou Cordeiro.