Buscar no Cruzeiro

Buscar

Homem morre após ser arrastado por enxurrada em Araçariguama

12 de Fevereiro de 2020 às 11:13

O bairro ficou alagado após o nível do rio Tietê subir em decorrência das chuvas. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

Um homem de 36 anos foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (12) no bairro Santaella, em Araçariguama, que está alagado há dois dias. Segundo a Guarda Municipal (GCM), ele teria tentado chegar até sua casa durante a enchente, mas foi arrastado pela enxurrada.

O corpo foi encontrado perto da "curva do poção", como é conhecido um local do bairro onde a água represa. Segundo as primeiras informações, o Instituto Médico Legal (IML) está tentando chegar ao local para retirar a vítima. As causas da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

[irp posts="216647" ]

 

Os moradores do bairro ficaram ilhados desde a noite de segunda-feira (10), após o nível do rio Tietê subir por conta das intensas chuvas registradas em todo o Estado.  Por volta das 6h, equipes de resgate já haviam recebido a informação sobre o homem levado pela água e faziam buscas pela vítima.

Moradores estão sendo retirados com botes e barcos. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

Moradores ilhados

No final da manhã desta quarta, a Defesa Civil informou que a água baixou em um dos acessos ao bairro. Porém, a via está cheia de lama e não é recomendado que as pessoas tentem atravessar. O risco é que motoristas que tentem fazer o caminho fiquem com os veículos atolados.

A Defesa Civil ainda não tem um balanço de quantas pessoas foram resgatadas, mas a informação é de que havia mais de 100 pessoas isoladas no local.  Relatos nas redes sociais mostram que a água invadiu casas, encobriu veículos e provocou prejuízos às famílias, que ficaram sem possibilidade de locomoção.

Ainda chove no local e o nível da água continua a subir. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

Resgate

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da GCM e da Polícia Militar trabalham desde terça-feira (11) no resgate dos moradores do bairro. Por conta do acesso difícil, as pessoas estão sendo retiradas de botes e barcos e as que ficam estão recebendo alimentos e água potável.

Segundo a o órgão, os moradores resgatados estão sendo encaminhados para o Hospital Municipal de Araçariguama, onde são examinados e liberados em seguida. As vítimas das enchentes estão sendo abrigadas no Ginásio dos Campeões, onde a Prefeitura centralizou a entrega de doações.

Moradores que seguem no local estão recebendo alimentos e água potável. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

Feridos

Até o momento, conforme o órgão, apenas um menino precisou ficar internado. Ele teria sido atingido na cabeça e também tinha ferimentos nos braços e pernas. Na terça-feira (11), um homem acamado, que precisava de acompanhamento médico, foi socorrido pelo Helicóptero Águia da Polícia Militar.

Deslizamento

No bairro Tanque Velho, um deslizamento de terra causado pelas chuvas intensas atingiu uma casa e deixou cinco pessoas feridas na manhã de segunda-feira (10). O Corpo de Bombeiros socorreu dois adultos e três crianças, que ficaram presos nos escombros. As vítimas foram levadas para o Pronto-Atendimento Central.

O acesso ao local está dificultado por conta da correnteza. Crédito da foto: Alexandre Vitor / iClick Press / Cortesia

Estragos em outras cidades

A chuva também provocou estragos em outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba. Houve pontos de alagamentos em SorocabaSalto e Itu, onde também foram registradas quedas de pontes. Em Ibiúna, houve o desabamento de uma calçada e um muro. Em Tietê e Piedade o excesso de água prejudicou estradas.