Buscar no Cruzeiro

Buscar

GCM retira helicóptero que caiu com drogas de área de mata em Ibiúna

23 de Julho de 2020 às 20:03
Jomar Bellini [email protected]

Helicóptero foi levado para a base da GCM. Crédito da Foto: Divulgação / GCM de Ibiúna

 

A Guarda Civil Municipal retirou nesta quinta-feira (23) o helicóptero que caiu com drogas em uma área de mata em Ibiúna. Desde segunda-feira, dia do acidente, curiosos estavam indo até o local no bairro Sorocamirim para ver a aeronave. O caso é investigado pela Polícia Federal.

O acidente aconteceu na segunda-feira (20) em uma área de mata na Estrada Municipal do Verava. Imagens registradas por moradores mostram o helicóptero voando baixo antes de cair em meio às árvores. Com o acidente, toda a carga ficou espalhada pela vegetação. 230 tabletes de pasta base de cocaína foram encontrados na aeronave, totalizando 246 kg do produto usado para o refino da droga. A perícia da PF esteve no local na terça-feira (21) e retornou a área de mata fechada na quarta-feira (22) para uma análise complementar.

Segundo o comandante da GCM, Marcelo Godinho, muitos curiosos estavam indo até o local para ver a aeronave. “Alguns moradores tentaram até tirar peças do helicóptero. Tínhamos que ficar com a viatura 24 horas no local para resguardar a aeronave pois não sabemos a destinação que vai ter no processo”, conta ao afirmar que também espera uma possível perícia da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no helicóptero.

[irp posts="273013" ]

 

A retirada da aeronave de dentro da mata durou cerca de três horas. Uma máquina foi usada para guinchar o helicóptero. Ao todo, dez pessoas participaram da força-tarefa, sendo quatro funcionários de uma empresa e seis guarda municipais. O helicóptero foi levado para a base da GCM, onde deve ficar até que a situação da aeronave seja decidida pela Justiça.

 

Máquina foi usada para retirar helicóptero de área de mata. Crédito da Foto: Divulgação / GCM de Ibiúna

O acidente

Imagens registradas por moradores mostram o momento da queda da aeronave de pequeno porte. O helicóptero voava baixo, fazendo manobras no ar quando caiu em meio às árvores em uma área de mata. Com o acidente, toda a carga ficou espalhada pela mata.

De acordo com informações do comandante da guarda, GCM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer possíveis vítimas do acidente. No local, foram informados que o piloto teria saído do helicóptero pedindo para que os populares não acionassem a polícia. “Nós conseguimos visualizar um homem com camiseta camuflada manga longa, calça escura e boné preto se embreando pela mata. Tentamos alcançá-lo, mas ele conseguiu entrar em uma mata densa e não foi mais visto”, detalha.

Segundo a Polícia Militar, duas pessoas estavam na aeronave, sendo o piloto e mais um acompanhante. Os dois fugiram pela mata fechada. De acordo com o relato dos moradores aos policiais e guardas que atenderam a ocorrência, o piloto chegou a oferecer dinheiro para que os populares ajudassem a retirar a carga do local. Ele estaria com escoriações pelo corpo.

 

Causas

As causas do acidente serão investigadas. Uma das possibilidades é de que o helicóptero estaria voando com o peso acima da capacidade permitida. Segundo as informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de modelo Robinson R44 II e prefixo PR-GKK consegue voar com no máximo 1.134 quilos, valor que seria menor do que a soma dos pesos do helicóptero, tripulantes e também dos 246 quilos de droga.

O registro aponta que a aeronave não tinha autorização para taxi aéreo.

 

PM e GCM encontraram 230 tabletes de pasta base de cocaína dentro de helicóptero que caiu em Ibiúna. Crédito da Foto: Cortesia

Galeria

Confira a galeria de fotos