Buscar no Cruzeiro

Buscar

PF abre inquérito para apurar queda de helicóptero com drogas em Ibiúna

21 de Julho de 2020 às 15:23
Jomar Bellini [email protected]

PM e GCM encontraram 230 tabletes de pasta base de cocaína dentro de helicóptero que caiu em Ibiúna. Crédito da Foto: Cortesia

 

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar a queda de um helicóptero com drogas na zona rural de Ibiúna. O acidente aconteceu nesta segunda-feira (20) em uma área de mata fechada. A perícia da PF esteve no local nesta terça-feira (21). As duas pessoas que estavam na aeronave de pequeno porte fugiram.

De acordo com a PF, 230 tabletes de pasta base de cocaína foram encontrados dentro da aeronave, totalizando 246 kg do produto usado para o refino da droga. Peritos e agentes da Polícia Federal estiveram no local do acidente nesta terça-feira. Eles colheram vestígios do helicóptero e informações sobre o acidente.

Os agentes também tentam identificar quem eram os ocupantes da aeronave. Piloto e um outro homem fugiram pela mata fechada logo após o acidente e ainda não foram localizados.

O acidente

Um helicóptero carregado com droga caiu às 13h38 desta segunda-feira (20) no quilômetro 11 da Estrada Municipal do Verava, no bairro Sorocamirim.

Imagens registradas por moradores mostram o momento da queda da aeronave de pequeno porte. O helicóptero voava baixo, fazendo manobras no ar quando caiu em meio às árvores em uma área de mata. Com o acidente, toda a carga ficou espalhada pela mata. Ao todo, foram encontrados 230 tabletes com pasta base de cocaína dentro do helicóptero e também espalhados na vegetação. O material é usado na preparação da droga para a venda.

De acordo com informações do comandante da Guarda Civil Municipal de Ibiúna, Marcelo Godinho, a GCM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados para socorrer possíveis vítimas do acidente. No local, foram informados que o piloto teria saído do helicóptero pedindo para que os populares não acionassem a polícia. “Nós conseguimos visualizar um homem com camiseta camuflada manga longa, calça escura e boné preto se embreando pela mata. Tentamos alcançá-lo, mas ele conseguiu entrar em uma mata densa e não foi mais visto”, detalha.

Segundo a Polícia Militar, duas pessoas estavam na aeronave, sendo o piloto e mais um acompanhante. Os dois fugiram pela mata fechada. De acordo com o relato dos moradores aos policiais e guardas que atenderam a ocorrência, o piloto chegou a oferecer dinheiro para que os populares ajudassem a retirar a carga do local. Ele estaria com escoriações pelo corpo.

Causas

As causas do acidente serão investigadas. Uma das possibilidades é de que o helicóptero estaria voando com o peso acima da capacidade permitida. Segundo as informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave de modelo Robinson R44 II e prefixo PR-GKK consegue voar com no máximo 1.134 quilos, valor que seria menor do que a soma dos pesos do helicóptero, tripulantes e também dos 246 quilos de droga. O registro aponta que a aeronave não tinha autorização para taxi aéreo.

Os policiais e guardas fizeram buscas durante a tarde, inclusive com o apoio do helicóptero Águia. A ocorrência foi apresentada pela Guarda Civil Municipal na Delegacia da Polícia Federal em Sorocaba.