Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após surto de Covid-19, Câmara de Sorocaba faz novos testes

14 de Dezembro de 2020 às 15:39

A Câmara Municipal de Sorocaba realizou 190 novos testes para a Covid-19. Crédito da foto: Divulgação/ Câmara de Sorocaba

Atualizada às 18h28

Os vereadores, servidores e colaboradores da Câmara Municipal de Sorocaba foram novamente testados para a Covid-19, nesta segunda-feira (14). Ao todo, 190 pessoas fizeram exames de detecção rápida de anticorpos IgG e IgM. A testagem foi realizada pela Vigilância Epidemiológica, após a constatação de um novo surto de coronavírus na Casa.

Os casos suspeitos foram revelados na última sessão ordinária do ano, realizada em 9 de dezembro (quarta-feira da semana passada), pelo presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB). Os vereadores Hudson Pessini (MDB) e Wanderley Diogo (PSC) estão com suspeita, mas os resultados dos testes ainda não saíram. Eles estão afastados das atividades presenciais na Câmara. Além disso, segundo a Casa, quatro funcionários também estariam afastados por suspeita da doença.

Conforme a assessoria de imprensa do vereador Hudson, ele fez o exame PCR há cerca de 15 dias. Contudo, o laudo ainda não foi entregue. Por isso, é impreciso falar em diagnóstico positivo. "Todos os sintomas e os demais exames reforçaram a hipótese de Covid-19. Certamente, o resultado do PCR será positivo, mas ainda não o temos", informou. O parlamentar teve comprometimento da capacidade pulmonar, mas já se recuperou bem. Passará por nova consulta médica e repetirá os exames nesta terça-feira (15). Atualmente, cumpre o período de afastamento, completou a assessoria.

Já a assessoria de Wanderley disse que, apesar de o resultado do exame do parlamentar não ter sido divulgado, uma tomografia apontou quadro de pneumonia em decorrência da Covid-19. Ele está em isolamento social e toma a medicação indicada. O Cruzeiro do Sul também questionou a assessoria de Péricles sobre o estado de saúde dele e aguarda retorno.

O vereador Péricles Regis (MDB), que também aguardava resultado do exame, testou positivo para o coronavírus. De acordo com a assessoria, o parlamentar não apresentou complicações da doença. "Teve apenas sintomas gripais leves. Agora, já está recuperado", informou. Péricles recebeu atestado médico para permanecer afastado das sessões por dez dias, mas já encerrou o pedido de afastamento.

Os resultados dos testes feitos nesta segunda (14) deverão ser divulgados em até 24 horas, para cada participante, informou a Câmara.

Para evitar aglomeração durante a testagem, as pessoas foram divididas em grupos, por ordem alfabética. Os atendimentos foram realizados em horários específicos. Todas as medidas para garantir a segurança de quem esteve no local foram tomadas, como distanciamento social na fila, uso de máscaras e álcool em gel em todas as etapas, afirmou a Casa.

Por conta do surto, a Câmara segue funcionando em horário reduzido, das 8h às 14h. A entrada do público está temporariamente proibida, enquanto as sessões solenes e audiências públicas seguem suspensas.

Primeiro surto

O primeiro surto de Covid-19 no Legislativo foi registrado em agosto. Na ocasião, os parlamentares Engenheiro Martinez (PSDB), Luis Santos (PRB), Renan dos Santos (PDT), Rodrigo Manga (PRB), Vitão do Cachorrão (MDB) e Pastor Apolo (PSL) contraíram a doença. Eles já se recuperaram.

À época, a casa chegou a ficar fechada por 15 dias, devido às positivações. (Da Redação)