Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anúncio de Sorocaba na fase laranja é 'possibilidade real', diz deputada

29 de Janeiro de 2021 às 08:45
Jomar Bellini [email protected]

Alesp informa que Maria Lucia está desobrigada a comparecer às sessões Deputada Maria Lucia. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/9/2019)

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) afirmou que existe a "possibilidade real" de Sorocaba ser reclassificada da fase vermelha para a laranja do Plano São Paulo nesta sexta-feira (29). A mudança pode ser oficializada durante coletiva de imprensa pelo governador João Dória (PSDB) na capital, disse a parlamentar durante entrevista ao Jornal da Manhã da rádio Cruzeiro 92,3 FM.

A declaração foi dada um dia após o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, afirmar que a reclassificação seria anunciada apenas na próxima semana, dia 5 de fevereiro. A possibilidade de um adiantamento na reclassificação da região foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) durante coletiva de imprensa na segunda-feira (25), após uma reunião em São Paulo com Vinholi.

Segundo Manga na ocasião, o governo estadual poderia fazer a reavaliação na quarta-feira (27) ou na sexta-feira (29). As 48 cidades da região de Sorocaba estão na fase vermelha, a mais restritiva do Plano São Paulo, desde o dia 25 de janeiro.

"As informações de todas as questões ligadas à pandemia mudam muito. Os estudos técnicos estavam sendo concluídos ontem a noite. Conversei com o secretário por volta das 22h. É bom deixar bem claro: não é em questão de pressão, mas informações de natureza técnica. A economia é importante, mas a preservação da vida é mais importante. A possibilidade é real de voltarmos para a fase laranja", diz.

O anúncio desta sexta-feira (29), segundo a deputada, deve envolver três regiões do Estado. "Estamos com expectativa positiva para voltarmos para a fase laranja. Vamos aguardar o pronunciamento, mas essa é a conversa que tivemos ontem a noite, com a conclusão dos estudos", disse.

"O que faz a modificação é o comportamento da própria região, a contribuição do Governo do Estado monitorando e aumentando o número de leitos, garantia de atendimento. Mas precisa atender as duas partes, porque a fiscalização e o comportamento da população também são importantes. Toda a população deve continuar atenta ao distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel. É esse comportamento que faz a mudança de fase. Não podemos deixar crescer o número de pessoas contaminadas", concluiu.

A coletiva com o governador João Dória está prevista para às 12h45 no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Oficialmente, a assessoria do Estado não confirma a previsão de reclassificação de regiões na coletiva desta sexta-feira (29). Às 8h41, a Prefeitura de Sorocaba anunciou uma coletiva de imprensa com Manga e prefeitos da região sobre a possível mudança de fase no Plano São Paulo, às 18h30.