Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento

2021 é o ano para o São Bento esquecer -- e aprender

Equipe foi rebaixada à Série A2 e eliminada nas primeiras fases de Série D e Copa Paulista

23 de Outubro de 2021 às 15:27
Marina Bufon [email protected]
Jogadores do São Bento lamentam derrota e eliminação da Copa Paulista
Jogadores do São Bento lamentam derrota e eliminação da Copa Paulista (Crédito: Fábio Rogério)

Um ano para esquecer: assim é possível resumir os meses de 2021 para o São Bento. A equipe, que finalizou a temporada bem mais cedo do que o esperado, ainda deixou resquícios para 2022, já que não conseguiu, depois de cinco anos, se manter no calendário nacional. 

No Campeonato Paulista, comandado por Edson Vieira e, depois de sua demissão, pelo então auxiliar técnico Marcelo Cordeiro, a equipe fez apenas nove pontos, advindos de uma vitória e seis empates, além de cinco derrotas. Foram somente oito gols marcados e 14 tomados, o que culminou com a penúltima colocação geral da tabela e o consequente rebaixamento à Série A2 junto com o São Caetano -- os dois tinham acabado de retornar à elite estadual.

VEJA MAISDiretor do São Bento avalia eliminação e projeta próximos meses

Com isso, a diretoria do São Bento foi atrás do "salvador" Paulo Roberto Santos. Após se recuperar de Covid-19, quando acabou internado em caso grave, o técnico aceitou o convite e iniciou seu trabalho, trazendo com ele alguns atletas. No entanto, com pouquíssimo tempo para trabalhar, já que a estreia da Série D do Brasileiro era iminente, a falta de entrosamento se apresentou dentro de campo.

Na quarta divisão nacional, o Bentão fez parte do Grupo 7 e deixou muito a desejar, esboçando alguma reação apenas na reta final do segundo turno, quando já era tarde demais. No total, foram três vitórias, cinco empates e seis derrotas, com apenas 14 pontos conquistados e dez gols feitos. Com os resultados, a equipe acabou eliminada ainda na primeira fase da Série D, algo que não estava nos planos.

VEJA MAISPaulo Roberto Santos crê em espinha dorsal do São Bento para Série A2

Por fim, a Copa Paulista. Seria a salvação do time, que já não tinha mais nada pela frente e poderia se dedicar à competição. A ideia inicial, caso ainda estivesse disputando a Série D, seria mesclar o time, mas Paulo Roberto Santos e elenco principal continuaram os trabalhos. A estreia foi um magro 1 a 0 sobre o Noroeste, mas era o triunfo que todos esperavam, no entanto... O rumo voltou para o "normal" de 2021.

Integrante do Grupo 2, somou apenas cinco pontos (uma vitória e dois empates) em seis jogos, o que o fez ser eliminado também na primeira fase, algo considerado inadmissível pelo técnico e "não esperado" pela diretoria. O clube poderia ter sido ajudado pela Ferroviária, que ainda estava viva na Série D, mas, com a eliminação do time nas quartas, o Bentão continuou sem uma vaga no Campeonato Brasileiro.

VEJA MAISFerroviária é eliminada da Série D e prejudica São Bento

No próximo ano, o São Bento só tem um foco: a Série A2 do Campeonato Paulista, ainda no primeiro semestre. O contrato de Paulo Roberto e alguns atletas é até o final do estadual. O técnico, aliás, acredita que alguma espinha dorsal para a disputa da competição foi formada neste ano. Resta esperar, torcer e acreditar em dias melhores.

Galeria

Confira a galeria de fotos