Buscar no Cruzeiro

Buscar

Copa Paulista

São Bento não terá público contra o Rio Claro, na terça (5)

Federação Paulista discutirá retorno de torcedores apenas na segunda fase da Copa Paulista

02 de Outubro de 2021 às 14:58
Marina Bufon [email protected]
Vista panorâmica do Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/8/2018)
Vista panorâmica do Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/8/2018) (Crédito: Vista panorâmica do Estádio Municipal Walter Ribeiro, em Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (9/8/2018))

Ao contrário do esperado, os jogos da primeira fase da Copa Paulista, competição na qual o São Bento tenta retornar ao cenário nacional em 2022, não terão a presença de público. Em comunicado na noite da última sexta (1º), a Federação Paulista de Futebol (FPF) afirmou que o retorno de torcedores aos estádios será discutido apenas na próxima fase da competição -- além da Copa Paulista, a FPF organiza o Paulistão Feminino e o Sub-23 da 2ª Divisão, que seguirão o mesmo protocolo.

“O retorno gradual do público aos estádios paulistas, autorizado pelo Governo do Estado de São Paulo, será objeto de avaliação entre os presidentes dos clubes participantes das competições em andamento organizadas pela Federação Paulista de Futebol - Copa Paulista, Paulistão Feminino e Paulista Sub-23 2ª Divisão. Os clubes irão discutir a retomada dos torcedores nos conselhos técnicos das próximas fases das competições”, diz parte da nota divulgada no site oficial da entidade.

Na última quinta-feira (30), Aildo Rodrigues Ferreira, secretário estadual de esportes, esteve na cidade de Sorocaba para a entrega da revitalização de um ginásio poliesportivo no Jardim Simus e também para o anúncio do município como sede dos Jogos Abertos de 2022. Na ocasião, ele afirmou que, a partir segunda (4), 30% do público estaria liberado nos estádios do estado.

VEJA MAISSão Bento ganha exposição no Cianê Shopping

“Nós temos discutido isso há algum tempo com o Governo do Estado junto ao comitê científico e à Vigilância Sanitária para encontrar a melhor forma de fazer essa retomada, desde que seja segura. Então, a partir do dia 4 de outubro (segunda-feira) está autorizado o retorno de 30% do público aos estádios, desde que se cumpra um protocolo necessário, ou seja, a imunização precisa ser completa. Se estiver incompleta, há a necessidade de fazer o exame prévio até 48 horas antes do jogo”, falou -- a partir do dia 16 de outubro, 50% estará liberado e, a partir de novembro, 100%.

Com o posicionamento da FPF, porém, o Bentão não terá a presença de público nos próximos três jogos, ou seja, até o final da primeira fase da Copa Paulista: contra o Rio Claro, já na próxima terça-feira (5) (o jogo será às 20h30, já que a esperança era receber público); XV de Piracicaba, no dia 12 de outubro e, por fim, contra o Noroeste, no dia 19. O time comandado por Paulo Roberto Santos, portanto, precisa passar para a próxima etapa do torneio para rever seu torcedor. A última vez que isso aconteceu foi em 15 de março de 2020, em jogo contra a Penapolense, fora de casa, pela Série A2 do Paulista.

Diante disso, o São Bento precisa se recuperar na Copa Paulista para encontrar o público ainda neste ano. No momento, a equipe é a terceira colocada do grupo 2, com três pontos, atrás do XV, que soma nove, e Rio Claro, que tem quatro.