Buscar no Cruzeiro

Buscar

Esporte em Sorocaba

Sorocaba sediará os Jogos Abertos de 2022

Cidade receberá evento após 68 anos e ainda foi contemplada com melhorias no esporte, como revitalização em quadra

30 de Setembro de 2021 às 13:19
Marina Bufon [email protected]
Prefeito Rodrigo Manga ao lado de Aildo Ferreira e Pedro Souza na entrega da revitalização de quadra poliesportiva no Jardim Simus
Prefeito Rodrigo Manga ao lado de Aildo Ferreira e Pedro Souza na entrega da revitalização de quadra poliesportiva no Jardim Simus (Crédito: Fábio Rogério)

A cidade de Sorocaba recebeu boas notícias relacionadas ao esporte na manhã desta quinta-feira (30). Além da entrega da revitalização da quadra poliesportiva do Centro Esportivo “Padre Pieroni”, no Jardim Simus, o prefeito Rodrigo Manga, acompanhado de diversas autoridades, entre eles o Secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, e o Secretário Municipal de Esportes, Pedro Souza, anunciou que o município sediará os Jogos Abertos de 2022, no segundo semestre, após 68 anos.

“Para mim é uma honra estar aqui presencialmente fazendo esta entrega. Além disso, nós anunciamos a volta dos Jogos em 2022 aqui em Sorocaba, e isso vai ser um marco da retomada, afinal, estamos há quase dois anos paralisados em função da pandemia. É um evento grandioso. Ele acontece no Estado de São Paulo há 84 anos e tivemos apenas duas paralisações, a primeira em 1973, em um surto de meningite, e a segunda foi em 2020/21. Vamos retomar, em Sorocaba, a etapa número 84 dos Jogos Abertos. É uma satisfação imensa poder fazer esse anúncio”, disse Aildo Ferreira, que também esteve no Jornal Cruzeiro do Sul no período da tarde -- a Secretaria de Esportes estadual ainda doou coletes, bolas e outros utensílios para a prática esportiva.

“Essa entrega é superimportante, ainda mais com esse kit surpresa. Todos aqui estão felizes, crianças, jovens e melhor idade, porque terão um espaço adequado para fazer suas atividades”, disse Manga, que “estreou” a quadra enfrentando os secretários Aildo e Pedro, em conjunto com a equipe de minibol da terceira idade, um tipo de vôlei adaptado.

“Essa quadra já vai servir como instrumento para a realização dos Jogos. É um desafio complicado, mas, temos a ajuda da Secretaria de Esportes do Estado e a determinação do prefeito, que fez questão de falar que íamos sediar (a competição) em 2022. Quando se realiza grandes eventos, você precisa estruturar e equipar a cidade, mas o equipamento fica para sempre”, falou Pedrinho.

Além da entrega da revitalização no Jardim Simus, que teve investimento de R$ 297.500, e o anúncio dos Jogos na cidade, Aildo Rodrigues Ferreira também confirmou conversas para a troca do piso do ginásio municipal, a inserção de gramado sintético no campo de Aparecidinha, implantação de duas pistas de skate, academias ao ar livre e, por fim, um centro de uma formação esportiva.

“É um convênio, o Estado transfere o recurso para o município, que executa e implanta. É um programa continuado, dura 12 meses e pode ser renovado a depender do sucesso. É importante, porque visa, primeiro, resgatar crianças e jovens das ruas e, segundo, identificar talentos e futuros medalhistas”, finalizou.

Os Jogos Regionais, que são classificatórios para os Jogos Abertos, estão sendo realizados em um formato diferenciado em 2021, por conta do tempo e da própria pandemia, por meio de Copinhas em diversas modalidades. O Estado de São Paulo tem oito regiões esportivas, cada uma delas escolhe um município-sede, realiza as competições e os classificados disputam os Jogos Abertos, carinhosamente chamados de “Olimpíada Caipira”.