Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento

São Bento 'esquece' Série D e foca atenções na Copa Paulista

Torneio, que dá vaga ao campeão para quarta divisão nacional ou Copa do Brasil, começa no dia 14 de setembro

08 de Setembro de 2021 às 13:34
Da Redação [email protected]
Paulo Roberto Santos durante treino desta quarta-feira (8), mirando a Copa Paulista
Paulo Roberto Santos durante treino desta quarta-feira (8), mirando a Copa Paulista (Crédito: Neto Bonvino/EC São Bento)

O São Bento deixou a Série D do Campeonato Brasileiro para trás e, agora, foca suas atenções na Copa Paulista. A estreia da equipe será no dia 14 de setembro, às 15h, contra o Noroeste, fora de casa. O campeão do torneio terá direito a escolher entre uma vaga na quarta divisão nacional ou na Copa do Brasil de 2022. Para o técnico Paulo Roberto Santos, porém, a competição será ainda mais que isso, já pensando no estadual.

"Acho que a Copa Paulista tem que servir para que se possa, trazendo algumas peças, usar para a Série A2 (do Paulista). Não se pode deixar a Copa Paulista de lado e não formatar uma espinha maior até o término dela, aconteça o que acontecer. Queremos terminar a Copa Paulista, se possível, conquistando nosso objetivo (sendo campeão), mas também com uma espinha maior, de 40, 50%. Ela também tem que ser olhada assim, mas a palavra final é da diretoria", disse ele após a eliminação do Bentão na primeira fase da Série D, no último sábado (4), na derrota para o Boavista.

A Copa Paulista, organizada pela Federação Paulista de Futebol, contará com a participação de 17 clubes em 2021. O São Bento faz parte do Grupo 2, ao lado de Noroeste, XV de Novembro e Rio Claro. A competição é dividida em quatro fases, sendo que, na primeira, os times jogam em seu próprio grupo em turno e returno. Os dois melhores vão para as quartas de final, quando os oito times, no total, serão divididos em quatro grupos. O processo se repete, com o melhor de cada chave avançando.

Nas semis, os quatro clubes restantes novamente serão divididos em dois grupos, que jogarão em turno e returno, com os dois melhores classificando-se para a decisão. Na final, os dois melhores disputarão entre si, em jogos de ida e volta, quem é o campeão. Não só pelo sistema, mas também pela qualidade das equipes, o treinador acredita que não será nada fácil vencer a competição.

"Não é uma Copa Paulista mamão com açúcar. O São Bernardo, por exemplo, contratou um goleiro pagando R$ 45 mil por mês para disputar a Copa Paulista, do Náutico. É um time que vem forte. A Portuguesa, com elenco de 50 jogadores, tem o XV que todo ano monta (um elenco). Vamos pegar um time que joga a Série A3 (Noroeste) na estreia, mas que vem treinando há mais de um mês, manteve 13 jogadores do estadual, quase subiram", finalizou.

Portanto, para reconquistar sua vaga no calendário nacional, perdida com a queda precoce na Série D, o São Bento precisará vencer a Copa Paulista. Se isso não ocorrer, só restará, de forma garantida, o Campeonato Paulista da Série A2 no início de 2022.