Buscar no Cruzeiro

Buscar

Série D

'Não é uma terra arrasada', garante Paulo Roberto Santos

Técnico do São Bento fala do início da reconstrução do clube, que começará, no dia 14, a disputar a Copa Paulista

06 de Setembro de 2021 às 15:49
Marina Bufon [email protected]
São Bento não conseguiu se classificar para a segunda fase da Série D
São Bento não conseguiu se classificar para a segunda fase da Série D (Crédito: Neto Bonvino/EC São Bento)

O São Bento, neste momento, está sem divisão no futebol nacional. Ao não conseguir os resultados esperados no último sábado (4), acabou não avançando para a segunda fase da Série D e só tem uma esperança de retornar à competição em 2022: vencendo a Copa Paulista. Para o técnico Paulo Roberto Santos, porém, o trabalho realizado até agora não foi em vão.

"O meu sentimento é de tristeza, mas tive muito mais quando houve a desconstrução de tudo que foi construído. Sabemos como a atual diretoria pegou o clube para uma competição como essa. Tínhamos que entender o atual momento do clube, abraçar a reconstrução e sabendo que a destruição foi muito grande. O meu sentimento de tristeza foi muito maior por tudo que aconteceu, porque agora fomos com uma 38 e os adversários com uma bazuca contra nós", iniciou o treinador em coletiva após a derrota para o Boavista por 1 a 0.

"Volto a repetir, meu sentimento de tristeza foi muito maior de ver o clube, em praticamente dois anos, amargar quatro rebaixamentos. Quando eu vi o São Bento com um orçamento de R$ 12, 11 milhões por ano, chegar e não ter praticamente nenhum, e uma diretoria tendo a coragem de iniciar um trabalho de reconstrução, assim como eu, sabendo o risco que a gente correria. O trabalho de reconstrução foi iniciado. Não é uma terra arrasada, tem coisas boas", continuou.

Paulo Roberto assumiu o Bentão após a queda do time para a Série A2 do Campeonato Paulista. Com pouco tempo para montagem do elenco, acabou iniciando a Série D ainda realizando testes, sempre dizendo que esse planejamento às pressas seria sentido no futuro. De fato foi, já que não houve nenhuma vitória no primeiro turno, e a reação do time acabou acontecendo tardiamente.

Agora, a equipe se reapresenta nesta terça-feira (7) para se preparar para os duelos da Copa Paulista. A competição, que começa no dia 14 de setembro, dá uma vaga ou para a Série D ou para a Copa do Brasil de 2022 - o campeão escolhe a competição que desejar, enquanto o vice fica com a restante.

"As pessoas têm que entender que o São Bento não foi rebaixado. Foi no Paulistão, na Série C e D. Agora não, fomos disputar uma competição de desigualdade em parte estrutural e que correríamos esse risco. A gente sabe que alguma coisa de bom vai ficar dessa competição. Temos uma sequência pela frente", finalizou.

O Bentão está no Grupo 2 da Copa Paulista e sua estreia será no dia 14 de setembro, às 15h, contra o Noroeste, no Estádio Municipal Dr. Ademar Pereira de Barros, em Araraquara.

Copa Paulista

A Copa Paulista é uma competição organizada pela Federação Paulista de Futebol e, em 2021, contará com a participação de 17 clubes. A estreia será no dia 14 de setembro e o término está previsto para 16 de novembro. O torneio será realizado em quatro fases, nas quais os clubes jogarão no mínimo seis e no máximo 14 partidas. São quatro grupos no total.

Na primeira fase, os times jogarão dentro de seus respectivos grupos em turno e returno, com a classificação dos dois melhores para as quartas de final. Nesta fase, os oito melhores clubes serão divididos em quatro grupos, que jogarão dentro de suas chaves em turno e returno, passando o melhor deles para a fase de semifinal.

Nas semis, os quatro clubes restantes novamente serão divididos em dois grupos, que jogarão em turno e returno, com os dois melhores classificando-se para a decisão. Na decisão, os dois melhores clubes disputarão entre si, em jogos de ida e volta, quem é o campeão.

Grupo 1 - Velo Clube (Rio Claro), Botafogo-SP (Ribeirão Preto), Atlético Votuporanguense (Votuporanga) e Comercial FC (Rio Preto)

Grupo 2 - Noroeste (Bauru), São Bento (Sorocaba), XV de Novembro (Piracicaba) e Rio Claro FC 

Grupo 3 - EC Primavera (Indaiatuba), São Bernardo, Santos FC e São Bernardo Futebol Clube Ltda.

Grupo 4 - São Caetano, Portuguesa, Juventus, Taubaté e Sport Club Atibaia (Americana)