Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vídeo mostra mais uma ave com o bico preso por lixo no Campolim

07 de Abril de 2019 às 07:36

https://youtu.be/g6yOuxf-pkU

Mais um pássaro é vítima de lixo despejado por pessoas de maneira inadequada no meio ambiente. Dessa vez, a ave é um mergulhão que está com o bico preso por um pedaço de plástico. Equipes do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, de Sorocaba, e do Corpo de Bombeiros tentaram resgatar o pássaro, no lago do Campolim, neste sábado (6), mas ainda não conseguiram.

Esse é o terceiro caso em quatro meses e ocorreu no mesmo local: Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Há quase um mês, as equipes salvaram um biguatinga que teve o bico preso por um pedaço de barbante e, em dezembro de 2018, conseguiram salvar uma garça, que tinha um anel plástico preso ao bico. Agora, tentam salvar um mergulhão.

Crédito da foto: Divulgação / Arquivo Pessoal

Neste sábado (6), as equipes estiveram por horas tentando resgatar a ave no Parque Campolim, mas não conseguiram. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Parques e Jardins de Sorocaba, Jessé Loures, as equipes voltam às buscas neste domingo (7).

[irp posts="99296" ]

 

Um vídeo de Rita Passonato mostrando o mergulhão tentando retirar o plástico do bico foi postado na fanpage do grupo Protetores de Animais de Sorocaba. Na descrição, a ativista escreve: "Pessoal preciso de ajuda, pedido recebido pelo Whats. Compartilhem pras autoridades ajudarem, a pessoa já pediu e se negaram, mergulhão com um plástico no bico está desesperado pra tirar. Campolim Sorocaba. (Localização: no segundo lago, perto de um bolsão de areia)." O post foi publicado no dia 4 de abril, às 10h20.

Equipes tentam resgatar pássaro. Crédito da foto: Divulgação / Sema-Prefeitura de Sorocaba

 

Outros casos

Em dezembo de 2018, ativistas e equipes da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros tentavam resgatar uma garça no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, pois o animal estava com o bico preso por um anel plástico e a desconfiança era de que ele não estava conseguindo se alimentar. O problema mobilizou várias pessoas, depois que foi publicado em uma rede social pela auxiliar de educação Carolina Barreto, de 24 anos.

[irp posts="31818" ]

 

Em março deste ano, novamente no Parque Campolim, as equipes de resgate tiveram trabalho para capturar e retirar do bico de uma ave biguatinga (Anhinga anhinga) um pedaço de barbante que obstruía o bico do animal. Ela foi resgatada no Parque Campolim e entregue à equipe do Zoológico da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, da Prefeitura de Sorocaba. (Da Redação)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos