Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Roque tem caso suspeito de coronavírus

26 de Fevereiro de 2020 às 17:32

São Roque tem caso suspeito de coronavírus David Uip é coordenador do Centro de Contingência do governo do Estado de São Paulo. Crédito da foto: Nelson Almeida / AFP (26/2/2020)

Atualizada às 18h25

São Roque tem um caso suspeito de coronavírus. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde.

Segundo o governo de São Paulo, estão sob monitoramento 11 adultos no Estado. Nove residem na Capital, um em Lorena e um em São Roque.

Além dos sintomas respiratórios, os pacientes têm histórico de viagem. Um deles tem passagem pela China, nove estiveram na Itália e um teve contato com caso suspeito.

Um caso confirmado

O primeiro caso de Covid-19 é de um residente na Capital e esteve, em fevereiro, na Itália. Retornou ao Brasil em 21 de fevereiro e apresentou sintomas suspeitos, como tosse, coriza e febre, compatíveis com a suspeita de Covid-19.

Segundo o governo estadual, ele procurou o Hospital Israelita Albert Einstein, que deu a confirmação oficial para a doença na terça-feira (25).

Seguindo o fluxo oficial definido pelo Ministério da Saúde, o exame foi enviado para contraprova no Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência nacional para análise de amostras casos suspeitos. O homem está em isolamento domiciliar, estável.

Todas as ações e medidas seguem protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. O site www.saude.gov.br/coronavirus está concentrando as informações atualizadas sobre o tema.

Segundo suspeito na região

O caso de São Roque é o segundo suspeito de coronavírus na Região Metropolitana de Sorocaba. O primeiro foi registrado em Porto Feliz.

[irp posts="221453" ]

 

A suspeita em Porto Feliz havia sido divulgada em 12 de fevereiro pelo governo do Estado. Tratava-se de um bebê de 10 meses. Dois dias depois, o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, deu negativo para a nova infecção. (Da Redação, com informações do governo do Estado de São Paulo)