Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exame descarta coronavírus em bebê de Porto Feliz

14 de Fevereiro de 2020 às 11:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Secretaria de Saúde de Porto Feliz. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

 

O caso suspeito de coronavírus de uma bebê de Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), não foi confirmado. O resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, deu negativo para a nova infecção. Conforme a análise, a paciente, de menos de um ano, está com rinovírus, que provoca um quadro de gripe comum.

O resultado do exame do caso suspeito de coronavírus em Porto Feliz foi anunciado na manhã desta sexta-feira (14), em Sorocaba, no seminário sobre dengue, que ocorreu no salão de vidro, do Paço Municipal. Estavam presentes representantes da Prefeitura de Porto Feliz, e também do Departamento Regional de Saúde (DRS 16), da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e do Grupo de Vigilância Epidemiológico (GVE), representando o Estado.

O Cruzeiro do Sul teve acesso ao resultado do exame por meio dos representantes estaduais da Saúde presentes no evento. Porém, a divulgação oficial, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ocorrerá somente no fim da tarde.

A Secretaria de Saúde de Porto Feliz informou que o Instituto Adolfo Lutz divulgou, na manhã desta sexta-feira (14), que o resultado do exame realizado no paciente com suspeita de Coronavírus (Covid-19) em Porto Feliz é negativo.

A família já foi informada do resultado e recebeu laudo emitido pelo Instituto.  Mesmo com o caso descartado, a Vigilância Sanitária e Epidemiológica sugere recomendações para todas as pessoas, como: lavar regularmente as mãos; cobrir boca e nariz ao tossir e espirrar; evitar aglomerações e ambientes fechados; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas; se apresentar sintomas procure o serviço de saúde mais próximo.

O caso

A suspeita havia sido contabilizada após a paciente começar apresentar alguns sintomas leves, como febre e coriza, entre outros. Ela foi atendida no Hospital da Unimed Sorocaba Dr. Miguel Soeiro e depois colocada em isolamento domiciliar.

A bebê havia chegado em Porto Feliz, com a família, no início do mês. Os pais da criança trabalham e moram em Hong Kong, na China, e viajaram até a cidade para visitar parentes.