Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa de Sorocaba homenageia profissionais da enfermagem

13 de Agosto de 2020 às 15:08

Cerimônia contou com o hasteamento de uma bandeira assinada pelos profissionais de enfermagem que atuam na Santa Casa. Crédito da foto: Divulgação

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba realizou na manhã desta quinta-feira (13) uma homenagem aos profissionais da enfermagem, que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus.

A cerimônia no jardim frontal do hospital contou com o hasteamento de uma bandeira assinada pelos profissionais de enfermagem que trabalham na instituição e celebrou a marca de 200 altas de pacientes que se recuperaram da Covid-19 na Santa Casa.

A solenidade durou cerca de 30 minutos e teve participação da Banda Marcial de Votorantim (Bamavo), que executou o Hino Nacional e canções populares, como “Stand by Me”, de John Lennon.

A atuação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem que estão na linha de frente no combate à Covid-19 foi destacada no discurso do diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brum. “O coronavírus mostrou a magnitude desses profissionais”, comentou, defendendo que o atravessamento da pandemia deverá resultar em “transformação da valorização da profissão” e no “reconhecimento financeiro, moral e social”.

A solenidade também teve a participação da Banda Marcial de Votorantim (Bamavo). Crédito da foto: Divulgação

 

O diretor-presidente da Santa Casa, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, afirmou que o tributo aos profissionais de enfermagem também se estende a trabalhadores de outros setores, como limpeza, nutrição e manutenção. “Ninguém faz nada sozinho e nós somos uma grande equipe disposta a servir”, comentou.

A gerente de enfermagem da Santa Casa, Magda Aparecida Arantes, detalhou que a iniciativa faz parte da campanha “NursingNow ­ Enfermagem Agora”, do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN), que, junto à Organização Mundial de Saúde (OMS), elegeu 2020 como “o ano dos profissionais de enfermagem”, com intuito de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.

Magda destacou que, atualmente, mais de 600 famílias de Sorocaba e de cidades da região são sustentadas por profissionais de enfermagem que trabalham na Santa Casa e lembrou que a categoria também faz parte da história de 200 anos da Santa Casa celebrados neste ano. “Estamos passando por um momento ímpar, de aprendizado, que reforça o nosso dever de praticar o cuidado humanizado, humilde e empático”, destacou. (Felipe Shikama) 

 

[irp posts="270713" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos