Buscar no Cruzeiro

Buscar

Santa Casa volta a ter leitos clínicos e de UTI lotados

06 de Agosto de 2020 às 00:58
Marcel Scinocca [email protected]

Prefeitura de Sorocaba reduz gastos com a Santa Casa Fachada da Santa Casa de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/9/2019)

A Santa Casa de Sorocaba voltou nesta quarta-feira (5) a apresentar 100% de ocupação em seus leitos clínicos e de UTI, diferentemente dos números da véspera (4). O mesmo ocorreu em duas unidades da rede particular da cidade. O número de mortos pelo novo coronavírus aumentou para 269, com mais quatro registros, e o total de casos foi a 11.585, com 232 confirmações. Os dados são da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES).

Todos os 40 leitos de UTI da Santa Casa estavam ocupados. Na terça-feira (4), cinco estavam vazios, com ocupação de 87,50%. No caso dos leitos clínicos, ontem não havia nenhuma vaga nos 10 da unidade, sendo que no dia anterior, havia pacientes em oito.

Na rede particular, os hospitais Unimed (15 leitos) e Evangélico (12 leitos) estavam com as UTIs 100% ocupadas. A Unimed, entretanto, reduziu seus leitos de 17 para 15. Já o Samaritano/GNDI apresentou redução na taxa de ocupação de seus 20 leitos de UTI: de 75% na terça, para 60% ontem. Ou seja, ontem, a unidade tinha oito leitos vagos, ante cinco no dia anterior.

No hospital de campanha, a taxa de ocupação dos leitos clínicos voltou a cair, para 25,33%, sendo a menor em porcentual ao menos desde 18 de julho. Pelos dados, apenas 19 leitos estavam ocupados. A taxa de ocupação no local chegou a 82,5% no pico do atendimento, em meados de julho.

Referências de atendimento para pacientes de Covid-19 nos 48 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) e o Novo Regional Adib Jatene também apresentaram redução em suas taxas de ocupação, tanto nos leitos clínicos, quanto nos de UTI.

Pacientes de Sorocaba

O número de moradores de Sorocaba com suspeita ou confirmação do novo coronavírus e que estavam hospitalizados ontem apresentou aumento com relação à véspera, passando de 83 para 88. Ainda assim, é um dos mais baixos dos últimos dias, visto que teve ocupação próxima de 100 leitos de terapia intensiva.

Por outro lado, o total de internação de pacientes de Sorocaba apresentou nova queda. Eram 155 na terça-feira ocupando leitos clínicos e de UTI. Na quarta-feira, o número caiu para 151.

Mortes e casos

A SES também registrou nesta quarta-feira (5) mais quatro novas mortes confirmadas por Covid-19, aumentando o total da pandemia para 269. Todas as quatro novas vítimas da doença apresentavam alguma comorbidade, incluindo hipertensão e diabetes. Foram dois homens e duas mulheres, com idades entre 62 e 85 anos. Duas mortes ocorreram em hospitais particulares de Sorocaba e duas na rede pública. Os óbitos foram registrados entre 3 e 5 de agosto. Sorocaba tem um óbito em investigação.

E com a notificação de mais 232 novos casos confirmados da Covid-19, Sorocaba passou de 11.353 para 11.585 pacientes que contraíram Covid-19 ao longo da pandemia. O total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) era de 476, e os recuperados totalizaram 10.754. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 22.372. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)