Buscar no Cruzeiro

Buscar

RMS

Salto de Pirapora cria centro de atendimento exclusivo de dengue

A medida visa reduzir a carga de atendimento da Santa Casa, que teve aumento de 40%

10 de Abril de 2024 às 15:31
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Centro oferece um atendimento preciso aos pacientes com suspeita da doença
O Centro oferece um atendimento preciso aos pacientes com suspeita da doença (Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Salto de Pirapora)

Moradores de Salto de Pirapora passam a contar com o novo Centro de Atendimento aos Pacientes com Suspeita de Dengue (Caden), a partir desta quarta-feira (10). A medida foi necessária após a equipe de saúde notar aumento de 40% nos atendimentos da Santa Casa Municipal. 

"O Caden tem uma equipe especializada no atendimento de pacientes com suspeita de dengue e nesse serviço o atendimento ocorre de acordo com os protocolos, o que faz com que diminua os riscos desse paciente sofrer pelos agravos da doença", explicou o coordenador das Unidades de Saúde da Família, Regis Atanazzio. 

O espaço exclusivo funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h. Os pacientes sintomáticos, ou seja, que possuem dor no corpo, atrás dos olhos, febre e fraqueza, devem procurar o Caden. Segundo a secretária de saúde, Cássia Queiroz, "assim como a Santa Casa, o Centro tem profissionais qualificados e especializados para o atendimento de dengue", disse. 

De acordo com o Painel de Monitoramento de Dengue -- produzido pelo Estado de São Paulo com base nas informações das prefeituras --, Salto de Pirapora contabiliza 1.087 casos notificados, mas 233 foram confirmados após exames. A cidade não tem nenhum óbito confirmado ou investigação. 

O Caden está localizado na rua Avelino Antunes Marques, 10, no Jardim Avenida. Outras informações podem ser consultadas no site: www.saltodepirapora.sp.gov.br.

Outras cidades da RMS

Além de Salto de Pirapora, o avanço no número de casos fez com que Itu, Salto, Sorocaba e Votorantim também ampliasse o atendimento.

Em Sorocaba são três unidades sentinelas. Três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - Fiori, Hortência e Simus - passarão a atender das 8h às 18h nesse modelo. O espaço para hidratação será ampliado e contará com a realização, até às 14h, de coleta de exame (hemograma). Antes, só era possível realizar o exame em unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PA). 

Nas cidades de Itu e Salto, após o decreto de situação de emergência, as unidades de saúde também aumentaram a oferta para os moradores com sintomas de dengue. 

Já em Votorantim, desde a segunda quinzena de março, os pacientes contam com dois polos de atendimento. As UBS do Parque Bela Vista e Jardim Novo Mundo funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h. (Da Redação)