Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dengue

Sorocaba cria unidades sentinelas para atendimento de grupo prioritário

Alterações estão programadas para segunda-feira (8) com ampliação de espaço de hidratação e realização de hemograma

05 de Abril de 2024 às 22:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
As UBSs Fiori, Hortência e Simus irão atender das 8h às 18h pacientes do Grupo B
As UBSs Fiori, Hortência e Simus irão atender das 8h às 18h pacientes do Grupo B (Crédito: DIVULGAÇÃO / SECOM)

A Secretaria da Saúde informou que a partir da segunda-feira (8), Sorocaba terá um novo formato para o atendimento de pacientes com sintomas de dengue. Três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - Fiori, Hortência e Simus - passarão a atender das 8h às 18h como sentinelas. O espaço para hidratação será ampliado e contará com a realização, até às 14h, de coleta de exame (hemograma). Antes, só era possível realizar o exame em unidades de urgência e emergência (UPHs, UPA e PA).

Contudo, essas três unidades são voltadas preferencialmente para o atendimento dos pacientes classificados no Grupo B, para pessoas que possuem comorbidades e manchas vermelhas/prova do laço positiva. Enquanto o atendimento dos pacientes do Grupo A, para quem tem sintomas da doenças, sem sinais de alarme e comorbidades, permanece nas 33 UBSs da cidade, das 8h às 16h.

Para orientar a população sobre a mudança no fluxo de atendimento está programada uma série de ações educativas. O setor de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES) marcou para ocorrer na próxima semana, a partir das 8h, a distribuição de folhetos informativos, além da exposição de cartazes e faixas, com a presença do mosquitão inflável e agentes da Zoonoses para esclarecimentos de dúvidas. As atividades começam neste sábado (6), na Ceagesp. Já na segunda-feira (8), será realizada na Praça Lions; na quarta-feira (10), será na praça Cel. Fernando Prestes; e, na sexta-feira (12), na praça Oxford.

Capacitação

Também está agendado um encontro, na terça-feira (9), no Salão de Vidro do Paço Municipal para profissionais da saúde da Atenção Básica, Urgência e Emergência e hospitais das redes pública e privada. Diante do número expressivo de casos, o objetivo é manter as equipes da Saúde, da rede privada e pública, atualizadas e dar continuidade às capacitações sobre o tema. Na oportunidade também será reforçado o novo fluxo de atendimento das UBSs. (Da Redação, com informações da Secom)