Saúde
Votorantim confirma primeira morte por dengue em 2024
A cidade totaliza 2.034 positivados; outros dois óbitos estão em investigação
** matéria atualizada às 16h33
A Prefeitura de Votorantim confirmou, nesta segunda-feira (8), a primeira morte por dengue em 2024. A vítima é um homem de 72 anos, falecido em 21 de fevereiro. Outros dois óbitos estão em investigação.
De acordo com o governo votorantinense, a cidade totaliza 2.034 positivados. No ano passado, foram 3.149 casos confirmados e duas mortes ao longo dos 12 meses.
O município tem, ainda, 4.315 notificações de dengue, sendo 600 casos suspeitos, que aguardam o resultado dos exames.
Polos de atendimento exclusivo
Desde a segunda quinzena de março, os moradores de Votorantim que sentem sintomas leves de dengue podem receber atendimento exclusivo em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São elas: Parque Bela Vista e Jardim Novo Mundo.
Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 13h às 21h, com um diferencial: a presença de médicos exclusivos para a avaliação dos pacientes. Em média, cada local recebe 20 pacientes por dia.
Além dos dois polos, a prefeitura orienta o paciente com sintomas leves de dengue a procurar atendimento médico em uma das 16 UBSs e Estratégia Saúde da Família (ESF). A pessoa deve apresentar febre entre 2 e 7 dias associada a duas ou mais manifestações, como náusea, vômito, vermelhidão na pele, e dores muscular, articular, de cabeça ou atrás dos olhos.
A criança proveniente ou residente em áreas com transmissão de dengue também pode se enquadrar em um caso suspeito leve, desde que apresente quadro febril agudo entre 2 e 7 dias. Nessa situação, os pais ou responsáveis devem encaminhar o paciente para atendimento em uma UBS ou ESF.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Central, Jataí e Infantil são voltadas aos casos considerados mais graves. A pessoa deve ser levada a um desses pontos caso apresente dor abdominal intensa, vômitos persistentes, hipotensão postural, tontura, sangramento de mucosas, cansaço excessivo e irritabilidade.
As UBSs e ESFs funcionam de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana e feriados, o paciente, mesmo com sintomas leves, deve procurar uma UPA. Essas unidades ficam abertas 24 horas por dia. (Thaís Marcolino com informações da Prefeitura de Votorantim)