Conflito
Peregrinos de Salto que estavam em Israel chegam ao Brasil
Grupo retornou para a casa no quarto voo da Força Aérea Brasileira
Um grupo de 23 peregrinos de Salto, que estavam em Israel, chegaram ao Brasil na madrugada deste sábado (14). Eles retornaram para a casa no quarto voo da Força Aérea Brasileira (FAB), empregada na repatriação de brasileiros no país do Oriente Médio.
Os cristãos são integrantes da comunidade 02 do Caminho Neocatecumenal da Paróquia São Benedito e estavam na casa do Caminho Neocatecumenal na Galiléia. Além do grupo de Salto, 19 peregrinos de Salesópolis e 23 de São José do Rio Pardo estiveram no mesmo voo.
A quarta aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 2h44. Foram trazidos nesse voo 207 brasileiros e quatro animais de estimação: dois cães e dois gatos. Segundo a FAB, os brasileiros repatriados foram para 18 cidades diferentes. Já a Paróquia São Benedito, de Salto, informou nas redes sociais que os peregrinos do município foram separados em grupos, saindo do Galeão com destino aos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.
A "Operação Voltando em Paz" já repatriou 701 pessoas em uma semana desde o início do conflito entre israelenses e o grupo palestino Hamas, no dia 7 de outubro. O quarto voo Força Aérea Brasileira decolou às 11h55 (de Brasília, 17h55 no horário local) com 215 passageiros do Aeroporto Ben Gurion. O destino é o Galeão, no Rio de Janeiro, com aterrissagem prevista para 1h45 deste domingo (15).
Já a sexta aeronave da missão, que foi cedida pela presidência da República, aguarda para repatriar cerca de 20 brasileiros que estão na Faixa de Gaza e se deslocaram neste sábado (14), rumo ao sul da região para atravessarem a fronteira com o Egito.
Durante a semana, outros sorocabanos e moradores da cidade conseguiram deixar Israel. Na quarta-feira (11), um grupo de uma igreja da cidade, formado por 11 integrantes, retornou ao Brasil no primeiro voo de resgate da Força Área Brasileira (FAB), com 211 passageiros a bordo.
Na capital federal, dez das 11 pessoas do grupo embarcaram em um voo fretado cedido gratuitamente à Prefeitura de Sorocaba pela empresa NHR Táxi Aéreo, com destino ao município. O outro passageiro saiu do Distrito Federal diretamente para São Paulo. Três dessas pessoas são naturais de Sorocaba, enquanto os demais possuem laços familiares ou amizades na cidade.
Também na quarta-feira, o jogador de futebol sorocabano Lucas Salinas, que atua em um clube da primeira divisão de Israel, deixou o país do Oriente Médio. O atleta de Sorocaba foi para Lisboa, em Portugal. No mesmo dia, um casal sorocabano embarcou no segundo voo da FAB. Na quinta-feira (15), a moradora da cidade, Priscila Donzelli, chegou ao município do lado do esposo e familiares. Eles conseguiram comprar uma passagem de Israel até Dubai. O mesmo ocorreu com a sorocabana Mariângela Aguiar Jabur. Ela, o esposo e a filha de dois anos e três meses chegaram em casa, na capital, na sexta-feira (13). (Da Redação)