Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeitura de Sorocaba prorroga quarentena até 22 de abril

06 de Abril de 2020 às 16:51

Prefeitura de Sorocaba divulgará novo plano para combater o coronavírus Fachada do Paço Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (11/4/2017)

A Prefeitura de Sorocaba, seguindo a determinação do Governo do Estado, decidiu ampliar a quarentena no município a partir desta quarta-feira (8) até 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus (Covid-19) na cidade, assim como em todo o Estado.

A determinação será publicada no jornal Município de Sorocaba desta terça-feira (7). Em 21 de março, a Prefeitura de Sorocaba decretou Estado de Calamidade Pública para fins de prevenção e enfrentamento da pandemia do coronavírus. A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, informou ainda que deverá solicitar à Polícia Militar, à Guarda Civil Municipal e também ao Setor de Fiscalização da Prefeitura para intensificar as ações para garantir o cumprimento das medidas de isolamento social.

A determinação seguirá como a anterior, com o fechamento do comércio e mantendo apenas os serviços essenciais, como nas áreas de Saúde e Segurança. Deverão seguir fechados as casas noturnas, shopping centers e galerias, academias e centros de ginástica, espaços para festas, casamentos, shows e eventos, além de escolas públicas ou privadas.

Já os bares e restaurantes devem fechar e só poderão atender por delivery. A medida também afeta as padarias de todo o Estado que trabalham com refeições.

As unidades da Casa do Cidadão e o Paço também permanecem sem atendimento presencial aos munícipes, mantendo apenas o funcionamento essencial. Assim como o Posto de Atendimento ao Trabalhador e a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten).

Podem funcionar

Pela medida, devem seguir funcionando durante a quarentena: hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; transporte público; transportadoras e armazéns; empresas de telemarketing; petshops; deliverys; supermercados, mercados e padarias; limpeza pública; postos de combustível; oficinas mecânicas e lojas de autopeças; lojas de material de construção. Também podem funcionar bancas de jornal, táxis e aplicativos de transporte, desde que cumpram com as orientações dos sanitaristas.

Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, também continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

[irp posts="236249" ]

 

“Estamos seguindo todas as medidas adotadas pelo Governo do Estado, assim como do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde, assim como a maioria dos países, que recomendam o afastamento social, o isolamento, respaldado na medicina e na ciência”, disse a prefeita. (Da Prefeitura de Sorocaba)