Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarentena é prorrogada até 22 de abril no Estado de São Paulo

06 de Abril de 2020 às 13:11

Informação foi dada em entrevista coletina no Palácio dos Bandeirantes. Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo

Atualizada às 15h54

O governador João Doria (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (6) a prorrogação da quarentena em todo o Estado de São Paulo por mais 15 dias, até o dia 22 de abril. A medida foi divulgada em entrevista coletiva sobre novas medidas de combate ao novo coronavírus, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

A quarentena, decretada a partir do dia 24 de março inicialmente por 15 dias, venceria nesta terça-feira (7). O governador já havia anunciado que se pronunciaria sobre a continuidade ou não das medidas de isolamento na véspera do vencimento do decreto, ou seja, nesta segunda.

O decreto sobre a quarentena permitiu o funcionamento, em caráter de excepcionalidade, de hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas, supermercados, hipermercados, padarias e açougues, além de callcenters, bancas de jornais, lojas de pet shop e serviços de transportes.

Os restaurantes e bares foram autorizados a funcionar só com delivery. De acordo com o que afirmou Doria na ocasião, nenhuma das medidas anunciadas seria restritiva ao trabalho das indústrias, porque elas não prestam atendimento ao público.

Mobilidade e empregos

O presidente do Instituto Butantan, Dimas Tadeu Covas, afirmou que estudos coordenados por epidemiologistas apontam que houve 56% de redução na mobilidade social do Estado. O ideal, segundo ele, é um porcentual acima de 60%.

Antes do anúncio, Doria voltou a pedir que empresários não demitam funcionários neste período. "Um apelo, façam todo o possível para não demitir. Compreendo as restrições deste momento. Mais do que nunca, seus funcionários e colaboradores esperam de vocês que exerçam sua responsabilidade social e seu lado humanitário. O sofrimento é de todos, mas principalmente dos que dependem do salário para sobreviver", disse Doria.

Estado com mais casos

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes e de casos do novo coronavírus no Brasil. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, são 275 óbitos, 56% do total do País. O Estado tem 4.620 casos confirmados, 41% dos casos brasileiros.

O balanço mais recente do Ministério da Saúde, do final da tarde deste domingo, indicava que o País tem 486 mortes e 11.130 casos.

Doações

O governador também anunciou que o governo deverá receber R$ 218 milhões de empresários de São Paulo para o combate à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Nesta segunda, o Comitê Solidário, grupo formado pelos empreendedores paulistas e membros do governo do Estado, se reuniu virtualmente pela terceira vez.

[irp posts="236249" ]

 

Segundo Doria, o valor arrecadado será convertido em cestas básicas para atender aos mais pobres. Os produtos que foram arrecadados deverão ser doados também.

O governador disse também que todas as iniciativas do governo e da Prefeitura da capital "são pautadas pela verdade e pela ciência". (Da Redação, com Estadão Conteúdo)