Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita desiste de pedir mudança de fase da flexibilização em Sorocaba

09 de Junho de 2020 às 08:29

Movimento na região comercial de Sorocaba no último sábado. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (6/6/2020)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PSL), informou que, por enquanto, não vai reiterar o pedido de avanço da cidade no Plano São Paulo para a “zona 3” de flexibilização da quarentena. A informação foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), quando comentava sobre a operação policial envolvendo a compra de máscaras.

Atualmente, Sorocaba encontra-se na fase 2 - laranja, que desde o último dia 1º permite a retomada de atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio de rua e shoppings centers. Em todos os casos, o atendimento ao público é limitado a 20% da capacidade efetiva de cada empresa em horários determinados pelo Executivo.

Na fase 3, pleiteada pela Prefeitura, é permitido também o funcionamento de bares, restaurantes e similares, além de salões de beleza, com o aumento do percentual de atendimento para 40%. Porém, o pedido foi praticamente descartado pelo secretário Flávio Amary, que integra o Comitê Econômico Extraordinário que ajudou na elaboração do Plano São Paulo.

Caso a cidade aumente, por exemplo, o número de casos de coronavírus e de mortes, sem aumento de vagas disponíveis na rede de saúde, Sorocaba pode regredir de fase. A reavaliação será feita nesta semana. "Assim vamos devolver à população a responsabilidade que lhe é inerente, que é a de se preocupar e cuidar de si e dos demais", comentou a prefeita.

Jaqueline também comentou o movimento registrado no último sábado na região central de Sorocaba. Na ocasião, idosos, gestantes, crianças e adultos passeavam pela região comercial."O que vimos esse final de semana vai aparecer somente daqui a dez, quatorze dias e esse resultado epidemiológico nos preocupa", afirmou.