Queimadas
Incêndios e queimadas provocam destruição e aumentam os riscos para a saúde
A amplitude térmica maior no inverno exige cuidados, como evitar atividade física ao ar livre em alguns horários
Um incêndio atingiu uma área de mata em Votorantim, na região da avenida das Pitangueiras, durante a noite desta quinta-feira (20). O fogo se alastrou por várias ruas e durou por boa parte da madrugada, assustando os moradores da região.
O tempo seco do inverno acaba se tornando mais propício para esses incêndios e queimadas. Segundo dados do Inmet, a previsão para este inverno é de chuvas abaixo da média para a região sudeste.
A Defesa Civil também tem feito alertas para os riscos das queimadas, principalmente para a saúde. Neste período também é comum uma amplitude térmica maior, onde a diferença entre as temperaturas máxima e mínima é grande. “É algo típico do período em que estamos passando, isso porque no decorrer do período noturno, por conta de uma menor nebulosidade, a atmosfera tende a se esfriar mais, deixando aquela sensação típica de frio, porém no decorrer do dia, com a presença do sol e da pouca nebulosidade, a temperatura tende a subir gradativamente, criando assim a sensação térmica de calor”, explica Willian Minhoto, Meteorologista da Defesa Civil.
Os cuidados com a saúde incluem hidratação constante, beber bastante água e se proteger do sol. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia e é recomendado o uso de soro nos olhos e nariz.
Operação SP Sem Fogo
A Defesa Civil também está atuando com a operação SP Sem Fogo, em parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta com iniciativas e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal (FF), e Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA).
As ações da gestão estadual vêm contribuindo para a redução recorde de incêndios florestais. Em 2023, em todo o estado de São Paulo, a área total atingida por incêndios florestais foi de 1.030 hectares, ante 7.181 em 2022, queda de 86%. Os dados são do Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas.
Galeria
Confira a galeria de fotos