Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba confirma segunda morte por dengue em 2024

O homem, de 39 anos, tinha comorbidade e faleceu no dia 14 de março

01 de Abril de 2024 às 17:02
Thaís Marcolino [email protected]
Nesta segunda-feira (4), a Prefeitura de Sorocaba também decretou situação de emergência devido aumento de dengue
Dengue (Crédito: Pixabay)

** matéria atualizada às 18h53

A Prefeitura de Sorocaba confirmou, na tarde desta segunda-feira (1°), a segunda morte por dengue na cidade. Trata-se de um homem de 39 anos com doenças pré-existentes. Ele morreu no dia 14 de março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SES), outros cinco óbitos estão em investigação e aguardam laudo do Instituto Adolfo Lutz, responsável pelas análises. São eles: quatro mulheres de 47, 77, 31 e 73 anos e um homem de 47 anos. Desses, apenas uma paciente não tem comorbidade.

Neste momento, Sorocaba tem 5.851 casos confirmados, sendo 5.713 autóctones, 130 importados e oito indeterminados. O número é 76% a mais se comparado com o dado da segunda-feira (25) passada. Na data, conforme a SES, o município tinha 3.312 pessoas com laudos confirmando a doença.

A explosão de casos em Sorocaba fez com que a cidade ultrapasse Itu -- municipio da região que possuia o maior número de confirmados. Agora, o governo ituano contabiliza 5.039 análises positivas.

Mortes na região

De acordo com o Painel de Monitoramento da Dengue -- produzido pelo Estado de São Paulo e atualizado conforme dados municipais --, além de Sorocaba, apenas Itu tem um óbito confirmado e outro em investigação. Já Porto Feliz e Votorantim aguardam o resultado dos exames de um paciente cada com suspeita de morte causada pela dengue.

A morte em Itu foi confirmada em 20 de março. A vítima era um homem de 45 anos. Segundo a pasta da saúde da cidade, ele tinha comorbidade e estava internado no hospital municipal por outras complicações clínicas.

Ações

Com o aumento do número de casos, em fevereiro, o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) decretou situação de emergência. Entre as medidas anunciadas, a ampliação de horário de três UBS: Fiori, Hortência e Simus. As unidades de saúde funcionam, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita ou comprovação de dengue.

O decreto também autoriza o governo municipal a multar donos de imóveis e terrenos sujos que não cumpriram a determinação de efetuar a limpeza. Ele libera, ainda, a entrada da “nave mata mosquito” em locais abandonados sem autorização, para a pulverização de veneno.

Em Itu, um decreto de situação de emergência também foi elaborado. No município, esquemas especiais e contratações extras na área da saúde estão em andamento. Em fevereiro, o Centro de Atendimento Dengue foi inaugurado. O serviço funciona na UBS 5, no bairro Altos da Vila Nova. Além do teste, os pacientes têm à disposição medicamentos, atendimentos e, se necessário, hidratação.

Vacina

O Ministério da Saúde tem distribuído vacinas contra a Dengue aos municipios. Entretanto, o repasse estão sendo feito por etapas. Conforme publicação do jornal Cruzeiro do Sul no domingo (31), Sorocaba e região tinha a esperança de receber as doses em nova remessa, o que não aconteceu. Não há informações, até o momento, de quando a dose chegará à região.

Sintomas

Febre alta, dor no corpo, articulações e atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e/ou manchas avermelhadas pelo corpo são sintomas comuns. Já os sinais de alarde são dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade. O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita da doença é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação.

Como previnir

A principal forma de se prevenir contra dengue é reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, que é o responsável por transmitir o vírus. Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como cuidar as plantas e vasos, potes e outros objetivos que acumulam água são algumas das medidas a serem realizadas. (Thaís Marcolino)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos