Buscar no Cruzeiro

Buscar

Provas iguais

Comissão questiona Avança SP sobre questões plagiadas

Questionamento ocorre para que a empresa apresente sua versão do ocorrido, até meia-noite do dia 2 de junho

31 de Maio de 2022 às 16:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão (Crédito: Wilma Antunes)

A Comissão do Concurso Público 001/2022 da Câmara de Sorocaba iniciou na tarde desta terça-feira (31) um procedimento de questionamento à empresa Avança São Paulo, a respeito de denúncias recebidas em decorrência da aplicação das provas objetivas em 29 de maio de 2022. O questionamento ocorre para que a empresa apresente sua versão do ocorrido, até meia-noite do dia 2 de junho (quinta-feira).

As denúncias levantadas pela Comissão são referentes à repetição de questões nas provas objetivas, e se resumem a três grupos de possíveis irregularidades. O primeiro diz respeito aos cargos de Analista Orçamentário e Financeiro, Analista de Recursos Humanos, Designer Gráfico, Técnico em Informática e Engenheiro Civil, que tiveram provas com 6 questões alternativas em comum e que foram encontradas também em prova ao cargo de Professor de Ensino Fundamental - Inglês para a prefeitura da cidade de Buriticupu, no estado do Maranhão, organizado pela empresa LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Ltda.

O segundo bloco apontado foi nas provas objetivas para Oficial de Comunicação, Mestre de Cerimônias, Operador de Câmera e Oficial Legislativo, que reproduziram 15 questões e as alternativas encontradas na mesma prova para professores na cidade maranhense.

Já o terceiro bloco envolveu as provas para os cargos de Telefonista (9 questões reproduzidas), Oficial de Manutenção (7 questões reproduzidas), motorista (7 questões reproduzidas), agente de apoio legislativo (11 questões reproduzidas), todas presentes na avaliação para motoristas na Prefeitura de Buriticupu, organizada pela mesma empresa LJ Assessoria e Planejamento Administrativo Ltda.

Após a manifestação da empresa, a comissão voltará a se reunir para decidir o procedimento a ser adotado, que pode chegar, em último caso, à anulação do certame.

Ainda na reunião, a Comissão decidiu que outras ocorrências serão abordadas seguindo a mesma sistemática. Para os inscritos que prestaram o concurso, foi criado o e-mail [email protected] para envio de denúncias. (Câmara Municipal de Sorocaba)