Buscar no Cruzeiro

Buscar

Impasse

Câmara afirma que há possibilidade de cancelamento do concurso público

Declaração foi feita pelo presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio Sorocaba (PL), no fim da sessão desta terça-feira (31)

31 de Maio de 2022 às 15:19
Wilma Antunes [email protected]
Fachada da Câmara Municipal de Sorocaba.
Fachada da Câmara Municipal de Sorocaba. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (16/7/2020))

O presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio Sorocaba (PL), disse que há possibilidade de cancelamento da prova do concurso público, realizado no domingo (29), por conter questões plagiadas de outro certame. A declaração foi feita no fim a sessão de ontem (31), após a repercussão da matéria publicada pelo Cruzeiro do Sul na segunda-feira (30).

“Temos uma comissão que cuida dessa parte e, infelizmente, parece que o nosso concurso teve questões iguais a outra prova, que foi feita no nordeste. Nosso jurídico falou que se houver possibilidade de cancelar as questões repetidas, o concurso terá validade. Senão, cancela o concurso. Eu não posso chegar lá e colocar o dedo. Essa função é da comissão”, esclareceu.

O vereador se referiu a prova de língua portuguesa, que já foi aplicada em outro concurso público, realizado em Buriticupu, município do Estado do Maranhão, no dia 8 de maio. Inclusive, o gabarito oficial das provas aplicadas no estado nordestino foi divulgado no último dia 19. Conforme apurado pela reportagem, de 19 modelos aplicados em Sorocaba, nove tinham questões de língua portuguesa replicadas do concurso maranhense.

A Câmara de Sorocaba se pronunciou sobre o caso, por meio de uma breve nota, e afirmou que a situação está em avaliação. A Comissão de de Concurso Público da Casa Legislativa se reúne nesta terça-feira (31) para discutir o assunto. O acionamento da empresa que aplicou as provas ainda está em análise pelos membros.

O Instituto Avança SP, responsável pela elaboração das provas, informou que as questões passam por análise interna. Além disso, também alegou que "sendo conteúdo sob domínio público, não há nenhum impedimento legal a sua utilização, desde que atenda ao conteúdo programático do edital".