Buscar no Cruzeiro

Buscar

Concurso Público

Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão

Gabarito oficial da disciplina de língua portuguesa havia sido disponibilizado dez dias antes

30 de Maio de 2022 às 20:50
Wilma Antunes [email protected]
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão
Concurso da Câmara tem questões idênticas à prova aplicada no Maranhão (Crédito: Wilma Antunes)

O concurso público da Câmara Municipal de Sorocaba, realizado neste domingo (29), tem causado controvérsias entre os candidatos e a própria organização. Isso porque parte da prova já foi aplicada em outro concurso público, este feito em uma cidade do Maranhão, no dia 8 de maio. Inclusive, o gabarito oficial das provas aplicadas no estado nordestino foi divulgado no último dia 19. Além das questões idênticas, também houve reclamação sobre a falta de fiscalização nas salas que acomodaram os concorrentes.

Uma pessoa, que preferiu não ter a sua identidade revelada, denunciou ao Cruzeiro do Sul uma possível irregularidade na prova deste domingo. Ela prestou concurso para o cargo de Oficial Legislativo, mas ao dar uma breve pesquisada na internet, notou que 15 das 50 questões já foram aplicadas em outra prova. O caso ocorreu com a disciplina de Língua Portuguesa, todas as perguntas caíram no concurso do município de Buriticupu (MA). Até mesmo a disposição das questões é a mesma da prova da cidade maranhense.

O denunciante ainda disse que pretende abrir um boletim de ocorrência contra a Casa Legislativa de Sorocaba, bem como denunciar a situação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). “Um absurdo, né? Coloca em prova toda a isonomia do processo, é muito grave. E tem mais irregularidades, pois há conteúdo de ensino superior em prova do ensino fundamental”, completou. Ele afirmou que procurou a Câmara logo que teve ciência do erro. O órgão público, segundo o denunciante, reconheceu que as questões são iguais.

Conforme apurado pela reportagem, de 19 modelos aplicados, nove tinham questões de língua portuguesa replicadas do concurso de Buriticupu, sendo eles para os seguintes cargos: Analista de Recursos Humanos; Analista Orçamentário e Financeiro; Designer Gráfico; Engenheiro Civil; Mestre de Cerimônias; Oficial de Comunicação; Oficial Legislativo; Operador de Câmera; e Técnico em Informática.

A Câmara de Sorocaba se pronunciou sobre o caso, por meio de uma breve nota, e afirmou que a situação está em avaliação: “A Comissão de Concurso Público da Câmara de Sorocaba recebeu a denúncia na tarde desta segunda-feira (30) e vai se reunir amanhã (31) para deliberar sobre o assunto e possível acionamento da empresa que aplicou as provas”, concluiu.

Ainda houve uma segunda reclamação, de outro candidato. Ele fez a prova na Faculdade Anhanguera, na avenida Dr. Armando Pannunzio, e diz ter notado algumas irregularidades. Dentre elas, destacou que ninguém pediu pelo seu celular, mesmo ele tendo solicitado um saco plástico para lacrá-lo. Além disso, também relatou que as provas estavam sobre uma mesa, apenas com um elástico em volta, sem nenhum fiscal por perto.

O jornal aguarda o posicionamento da Casa Legislativa de Sorocaba sobre este segundo caso.