Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

MP pede transferência imediata de elefante Sandro para Santuário

Este é mais um desdobramento para definir o destino de Sandro, que vive há 40 anos no Zoológico Quinzinho de Barros

31 de Março de 2022 às 15:14
Kally Momesso [email protected]
Conselho é favorável à remoção de Sandro
Conselho é favorável à remoção de Sandro (Crédito: SECOM SOROCABA)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) protocolou um pedido de tutela de urgência na Justiça, na quarta-feira (30), solicitando transferência imediata do elefante Sandro ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Este é mais um desdobramento para definir o destino de Sandro, que vive há 40 anos no Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba.

O documento vai de encontro com o desejo da atual Administração da Prefeitura de que Sandro permaneça no Zoológico Municipal. Para o MP, o elefante deve ser transferido para o Santuário, em razão da morte natural da sua companheira Haisa, ocorrida em 2020.

Relembre o caso

A polêmica envolvendo os elefantes asiáticos começou em novembro de 2020, quando o MP instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar o estado de saúde da elefante Haisa, após viralizar um vídeo mostrando a elefante com artrose. Dias depois, Haisa morreu aparentemente de causas naturais.

Dessa forma, em dezembro, a Promotoria realizou uma recomendação formal à Prefeitura para que o parceiro da elefante, o Sandro, fosse transferido ao Santuário de Elefantes Brasil. "Essa recomendação levou em conta que os elefantes são animais extremamente sensíveis e inteligentes, tem consciência de sua existência, memória prodigiosa e podem sentir emoções iguais às dos seres humanos, inclusive sofrimento físico e psíquico e que, sem sua companheira de muitos anos, Sandro ficaria solitário no recinto do zoológico onde se encontra, o que lhe poderá causar danos emocionais além dos que já experimentou pela perda da companheira", explica o documento.

À época, um zoológico do Rio de Janeiro solicitou que Sandro fosse transferido para o local. Entretanto, o Ministério Público avaliou que um zoológico contaria com espaço pequeno para os hábitos naturais do animal. 

O MP e a municipalidade realizaram diversas reuniões ao longo de 2021 para definir o destino de Sandro. Já no início deste ano, a Prefeitura acatou a recomendação de transferência do elefante para o Santuário. Entretanto, a decisão de transferir Sandro gerou repercussão e alguns ambientalistas se manifestaram contrários à mudança.

A Prefeitura ainda afirmou que iria protocolar, na segunda-feira (28), um relatório técnico realizado por especialistas da área, incluindo os profissionais do “Quinzinho de Barros”, para ser juntado aos autos do processo, para detalhar todas as possíveis consequências que a viagem até o Santuário de Elefantes Brasil, pode acarretar à saúde do elefante Sandro, bem como a mudança repentina de ambiente, depois de tantos anos no Zoo, já que se trata de um animal idoso.