Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sandro

Prefeitura faz relatório técnico sobre transferência de elefante

Secom informa que documento deve ser protocolado nesta segunda-feira (28) no Ministério Público

28 de Março de 2022 às 13:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Conselho é favorável à remoção de Sandro
Conselho é favorável à remoção de Sandro (Crédito: SECOM SOROCABA)

O caso do elefante Sandro está gerando polêmica em Sorocaba e a transferência do animal pode ter novos desdobramentos nesta segunda-feira (28). A Prefeitura de Sorocaba informou que irá protocolar hoje, junto ao Ministério Público (MP), um relatório técnico para detalhar ao órgão as possíveis consequências que a viagem ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, pode acarretar à saúde de Sandro, bem como a mudança repentina de ambiente.

Ainda segundo a Prefeitura, o relatório foi preparado após a pasta solicitar ao Ministério Público uma nova audiência com o promotor Dr. Jorge Alberto de Oliveira Marum, para tratar o caso. A administração municipal informou que no dia 20 de março fez uma reunião com veterinários, biólogos, entre outros especialistas da área, bem como pessoas ligadas à causa animal, para falar sobre a situação do elefante e, assim, verificar todas as possibilidades do ponto de vista técnico. Nessa reunião uma Comissão foi montada para participar dessa audiência, porém, de acordo com a Prefeitura, o pedido feito ao MP foi negado. “ A proposta apresentada envolvia a ampliação e melhorias no recinto do elefante Sandro, além de trazer uma companheira (elefanta) para ele no Zoológico Municipal”, declarou a Prefeitura.

O jornal Cruzeiro do Sul entrou em contato a administração municipal para saber se relatório já foi protocolado, mas ainda não teve retorno. A reportagem também questionou o Ministério Público sobre a solicitação de audiência negada à Prefeitura e aguarda uma resposta. 

Polêmica

O destino do elefante Sandro é incerto desde a morte de sua companheira, a fêmea asiática Haisa, em novembro de 2020. A princípio, a Prefeitura estudava enviar o animal para outro zoológico, no Rio de Janeiro. Porém, em fevereiro o Ministério Público fez recomendações à Prefeitura de Sorocaba para enviar o animal ao Santuário de Elefantes Brasil, no Mato Grosso, ressaltando que a transferência será feita da melhor forma possível, por especialistas e membros do Santuário de Elefantes Brasil. 

A decisão gerou polêmica na cidade, nas redes sociais e dividiu opiniões. Em 20 de março manifestantes protestaram pela permanência do elefante no zoológico. Já o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal de Sorocaba se manifestou no dia 22 de março pela remoção ou transferência do Sandro para o santuário. As declarações em nome do órgão foram apresentadas por Eliane Consorte, sua presidente, durante sessão da Câmara Municipal. “Ele merece viver em paz e deixar de ser explorado. A permanência dele no zoológico implica que ele continua vivendo em um espaço restrito. Sem estar julgando o zoológico, o que nós queremos é que ele tenha liberdade e possa voltar a ser feliz como um elefante”, comentou. Segundo ela, no santuário ele ainda poderá fazer coisas que não faz na morada atual, como entrar no rio, ficar na lama e pastar em árvore.

Sandro é um elefante asiático que vive desde 1982 no Quinzinho. Ele esteve ao lado de Haisa por 25 anos. (Da Redação)