Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Prefeitura decide pela construção da nova rodoviária na zona oeste

Pesquisa de consulta pública aponta que maioria dos participantes concordou com o local indicado pelo governo de Sorocaba

23 de Dezembro de 2021 às 16:47
Cruzeiro do Sul [email protected]
Terreno onde será construída a nova rodoviária de Sorocaba, na zona oeste da cidade.
Terreno onde será construída a nova rodoviária de Sorocaba, na zona oeste da cidade. (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS)

Matéria atualizada às 23h47 desta quinta-feira (23)

Após consulta pública com 1.018 participações, a Prefeitura de Sorocaba informou que a nova rodoviária da cidade será construída próximo ao km 106 da rodovia Raposo Tavares, ao lado da Arena Sorocaba e do Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, no bairro Reserva Parque Fazenda Imperial, na zona oste da cidade.

O resultado da pesquisa popular sobre o novo local, apresentado em 17 de novembro pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), foi divulgado nesta quinta-feira (23).

Conforme os dados apresentados pela prefeitura, 37% dos participantes concordaram com o local apresentado, enquanto outros 16,94%, somados, apontaram locais alternativos para a construção da nova rodoviária.

Ainda, de acordo com os valores tabulados, 11,79% não especificaram uma nova área e 9,72% discordaram da localização escolhida pelo governo municipal. A pesquisa mostra, também, que 24,75% dos participantes não discordaram, porém fizeram ressalvas quanto ao local indicado.

 

Locais alternativos

Dos 16,94% que indicaram pontos alternativos, 12% gostariam que a nova estrutura fosse feita na rodovia Castelo Branco/Castelinho; 2% acharam que na rodovia Celso Charuri seria melhor; 1,47% escolheram a zona industrial; 0,88% apontaram a avenida Deputado Juvenal de Campos e 0,59% querem que a nova rodoviária seja construída na zona norte.

Somando-se o número de pessoas que apontaram outros locais para a construção da rodoviária com o de pessoas que não especificaram uma nova área e com o daquelas que não concordaram com o local indicado pela prefeitura, chega-se ao resultado de 38,45%, ou seja, maior que os 37% que concordaram com a construção na zona oeste da cidade.

De toda essa conta, restam ainda os 24,75% que não discordaram, porém fizeram ressalvas quanto ao local proposto. Contudo, conforme a administração pública, embora esse grupo tenha feito ressalvas, ele não discorda, de modo que, pelo entendimento do governo municipal, ao se somar os que fazem ressalvas com os que aprovaram, chega-se ao número de 61,75% favoráveis à construção da nova rodoviária na zona oeste.

 

Área definida

A atual gestão, portanto, informou que a consulta pública realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transporte, aprovou a construção da nova rodoviária da cidade na área pública existente próximo ao km 106 da rodovia Raposo Tavares.

“O objetivo foi saber a opinião da população, já que o diálogo com o cidadão é uma característica marcante desta administração municipal. Já tínhamos indicado essa área como a melhor alternativa, segundo estudos técnicos, para receber a nova rodoviária, o que agora foi confirmado pela opinião popular”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

De acordo com a Prefeitura, estudos feitos pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) apontaram que o local indicado para receber o empreendimento é o mais apropriado, levando-se em consideração uma série de fatores.

Trata-se de uma área pública, sem a necessidade de gastos com desapropriações; está localizada a seis quilômetros da atual rodoviária, que fica na região central de Sorocaba; possui acessos viários urbanos e rodoviários adequados; assegura atendimento completo do transporte coletivo urbano e de outros modais; o local tem histórico de baixo registro de acidentes de trânsito; inexistência de ocupação residencial nas proximidades; iluminação pública existente e previsão de construção de avenida complementar.

 

Reestruturação do transporte

A Semob planeja a reestruturação de todas as linhas de transporte de modais para atender a essa região da cidade e ao novo empreendimento. De acordo com o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini, estão previstos também investimentos por parte do governo estadual nessa região da cidade, como a construção de um novo acesso pela rodovia Raposo Tavares e de uma passarela de pedestres.

No entanto, tais obras são esperadas há mais de três anos, desde que o novo Hospital Regional de Sorocaba foi inaugurado, porém, até o momento, não saíram do papel.

A previsão é de que a nova rodoviária seja construída em um prazo de até dois anos, após o início das obras, a um custo estimado de R$ 35 milhões, via financiamento internacional já aprovado pela Câmara de Vereadores. A área total destinada ao empreendimento é de 230 mil metros quadrados, cuja estimativa é de que entre 40 a 50 mil metros quadrados sejam ocupados por edificações.

 

Polêmica

A escolha do novo local para a construção da nova rodoviária de Sorocaba virou polêmica na cidade. Outros dois locais anteriormente apresentados, um no bairro Jardim Novo Eldorado e outro no Jardim Santa Rosália, foram descartados pela Prefeitura de Sorocaba após reclamações de moradores. (Da Redação)