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Sorocaba

Novo local: rodoviária deve ser construída na rodovia Raposo Tavares

Segundo a Prefeitura de Sorocaba a área é do próprio município

17 de Novembro de 2021 às 12:17
Ana Claudia Martins [email protected]
Novo local da rodoviária de Sorocaba
Novo local da rodoviária de Sorocaba (Crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba anunciou no início da tarde desta quarta-feira (17) o provável local para a construção da nova rodoviária de Sorocaba: área localizada na Rodovia Raposo Tavares, km 106, ao lado do novo Hospital Regional, e atrás da Arena Multiuso. O anúncio ocorreu durante coletiva de imprensa no Paço Municipal.

Três locais foram apresentados pela Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégicos (Semob) para a Prefeitura de Sorocaba, após análises que foram realizadas para essa finalidade. Porém, a Prefeitura de Sorocaba optou, neste momento, por apresentar a área na Raposo Tavares para aprovação da população por meio do site da Urbes. O formulário já está disponível.

 

Conforme o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, os moradores da cidade terão até o dia 10 de dezembro para deixar suas opiniões, sugestões ou críticas sobre o novo local apresentado para a construção da nova rodoviária.

O chefe do Executivo disse que as opiniões serão levadas em consideração e que o local apresentado é baseado em critérios técnicos, como o fato da área estar às margens de uma rodovia e a área ser do próprio município, evitando gastos e atrasos no início da obra por conta de desapropriações.

Depois disso, uma vez aprovada definitivamente a área, a Administração Municipal dará sequência à viabilização da obra, como a realização de estudos complementares, elaboração do projeto executivo e licitação. Ainda conforme, a Prefeitura de Sorocaba a área é do próprio município, o que dispensaria o município de fazer qualquer tipo de desapropriação. A área total do local apresentado é de cerca de 230 mil metros quadrados, mas a nova rodoviária terá aproximadamente entre 40 a 50 mil metros quadrados.

O prefeito Rodrigo Manga disse ainda que a construção do prédio será feita pelo próprio município, e que a estimativa inicial é que sejam gastos entre R$ 35 milhões na obra. O projeto do novo prédio também foi apresentado na coletiva de imprensa e além da rodoviária terá também um miniterminal de ônibus, e uma galeria de compras. “A ideia é que além de rodoviária, o novo espaço seja também um local de lazer e passeio com galeria de compras, entre outros atrativos”, informa Manga.

Após a finalização, a concessão da nova rodoviária será aberta para a iniciativa privada. O projeto da nova rodoviária prevê cinco pavimentos, sendo um térreo, exclusivo para embarque e desembarque de passageiros e demais operações de ônibus que, inclusive, abrigará um miniterminal de transporte urbano.

O primeiro andar será destinado para bilheterias, lojas e estacionamento coberto, o segundo também para lojas, terraço e estacionamento coberto, enquanto o terceiro para estacionamento coberto. E, ainda, a cobertura, que também poderá, se necessário, ser usada como estacionamento.

Polêmica

Desde que a Prefeitura de Sorocaba anunciou que a cidade iria ganhar uma nova rodoviária os locais até então apresentados pelo município foram rejeitados pelos moradores dos bairros Jardim Novo Eldorado e Jardim Santa Rosália.

No Novo Eldorado a área apresentada pela Prefeitura de Sorocaba fica na Rodovia Celso Charuri. No entanto, a Associação dos Moradores do bairro e de bairros vizinhos, como Jardim Astro e Jardim dos Bandeirantes, se uniram e levaram ao prefeito mais de 800 assinaturas pedindo que a prefeitura desistisse da construção naquela região. Um dos motivos alegado pelos moradores é que o Novo Eldorado é um bairro antigo e a rodoviária próximo ao local traria mais trânsito.

Já em Santa Rosália, o projeto de construção da nova rodoviária previa a desapropriação de uma área com dois terrenos particulares. O local fica entre as avenidas Dom Aguirre e a Roberto Simonsen e a alça de acesso à Castelinho (Rod. Senador Ermírio de Moraes).

A localização havia sido escolhida pela Prefeitura de Sorocaba por conta da proximidade com as zonas norte, oeste e centro. Porém, os moradores do bairro se mobilizaram e também fizeram abaixo-assinado e chegaram a colocar faixas em frente a várias residências do bairro.

Já o plano diretor de Sorocaba prevê a construção de uma nova rodoviária para a cidade em uma área, também do município, localizada em um terreno na Rodovia Celso Charuri, que liga as rodovias Raposo Tavares (SP-270) e Senador José Ermírio de Moraes (Castelinho/SP-75).

 

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