Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jaqueline Coutinho toma posse como prefeita de Sorocaba na Câmara de Vereadores

02 de Agosto de 2019 às 03:16

Jaqueline Coutinho toma posse no cargo de prefeita de Sorocaba em cerimônia na Câmara. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/8/2019)

Jaqueline Coutinho foi empossada prefeita de Sorocaba na Câmara de Vereadores. A declaração foi dada pelo presidente do Legislativo sorocabano, Fernando Dini, às 3h06 da manhã desta sexta-feira (2).

A posse de Jaqueline Coutinho ocorreu após a Câmara de Sorocaba julgar procedente o pedido de cassação de José Crespo (DEM). O chefe do Executivo foi acusado de infração político-administrativa no caso do voluntariado na Prefeitura. O fato envolve a ex-assessora Tatiane Polis. O resultado só saiu às 2h13 da manhã.

Crespo, prefeito de Sorocaba, é cassado pela Câmara de Vereadores Jaqueline Coutinho é abraçada ao chegar à Câmara de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/8/2019)

Discurso

Em seu discurso, Jaqueline Coutinho falou em dia histórico e destacou a autonomia do Poder Legislativo. Ela relembrou que há alguns dias passou pelo mesmo processo na Câmara de Sorocaba.

Jaqueline Coutinho também ressaltou que respeitaria qualquer decisão que fosse dada na ocasião em que foi julgada na Câmara. Ela negou que tivesse feito qualquer movimentação política para a cassação de Crespo.

Cassação de Crespo

Sessão extraordinária na Câmara de Sorocaba Crespo acompanha a leitura do processo na Câmara de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (1/8/2019)

O relatório final da Comissão Processante, que pedia a cassação do prefeito Crespo, foi entregue na última terça-feira (30). O texto recomendou a cassação do mandato na Prefeitura de Sorocaba.

Crespo precisava de sete votos para se manter no cargo, mas teve apenas quatro. Portanto, ele teve o mandato cassado por 16 votos a 4.

[irp posts="148264" ]

 

Segunda vez

Essa é a segunda vez que Jaqueline Coutinho toma posse na função de prefeita de Sorocaba. A primeira ocorreu em 24 de agosto de 2017, após José Crespo ser cassado pela primeira vez pela Câmara de Sorocaba.

José Crespo tem o mandato de prefeito de Sorocaba cassado pela Câmara Jaqueline Coutinho discursa na Câmara de Sorocaba após tomar posse como prefeita. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/8/2019)

Há dois anos, Jaqueline Coutinho ocupou a principal cadeira do Executivo depois de vários conflitos com Crespo. A lista incluiu um pedido de exoneração da ex-assessora Tatiane Polis e a desocupação do gabinete.

Os conflitos entre ambos também acarretaram três boletins de ocorrência. Houve ainda a criação de uma Comissão Processante e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Após 43 dias afastado, José Crespo (DEM) reassumiu o cargo de prefeito de Sorocaba em 5 de outubro de 2017. Jaqueline voltou a ser a vice-prefeita de Sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos