Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jaqueline Coutinho mexe em oito secretarias em cinco dias de governo

08 de Agosto de 2019 às 10:36

Jaqueline Coutinho é prefeita de Sorocaba Jaqueline Coutinho durante inauguração da CEI-122, em Sorocaba. Crédito da foto: Fernando Abreu (7/8/2019)

Jaqueline Coutinho, em cinco dias de governo, já mexeu no primeiro escalão de oito secretarias da Prefeitura de Sorocaba. Nesse período ela promoveu exonerações, aceitou pedido de saída e mudou secretário de pasta no governo municipal.

As primeiras mudanças ocorreram na Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais e na Secretaria de Licitações e Contratos. Depois, na pasta de Segurança e Defesa Civil.

Na sequência, houve alterações nas secretarias de Cultura, Comunicação e Eventos, de Educação, além na de Conservação, Serviços Públicos e Obras. O processo de mudança implantado por Jaqueline Coutinho também atingiu o Saae.

Em 5 de agosto, duas secretárias foram exoneradas. Ana Lucia Sabbadin foi substituída por Roberta Gislaine Aparecida da Penha Severino Guimarães Pereira na pasta de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais. Na Secretaria de Licitações e Contratos, Marlene Manoel da Silva Leite entrou no lugar de Rosangela Arcuri Pacheco.

Roberta Gislaine Aparecida da Penha Severino Guimarães Pereira retorna à Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Zaqueu Proença / Prefeitura de Sorocaba (30/8/2017)

No dia seguinte, após uma reunião no sexto andar do Paço, Jaqueline recebeu um pedido de exoneração. Antonio Valdir Gonçalves Filho deixou a cadeira de titular da Secretaria de Segurança e Defesa Civil.

Troca de pastas

A sequência de mudanças teve prosseguimento quarta-feira (7) no Paço Municipal. Rinaldo Nunes da Silva foi exonerado da Secretaria da Cultura e substituído por Gilberto de Camargo Antunes.

Para a vaga de Antunes na Secretaria de Comunicação e Eventos, a prefeita chamou o jornalista Marcel Stefano Tavares Marques da Silva. Ele já havia trabalhado como assessor de comunicação no governo do prefeito Antonio Carlos Pannunzio.

Na pasta da Educação, Wanderlei Acca assumiu a vaga deixada por André Luis de Jesus Gomes. Fabio Moreira Pilão foi exonerado da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras e substituído por Wilson Unterkircher.

Já Ronald Pereira da Silva não é mais o diretor geral do Saae. A vaga já foi ocupada por Mauri Gião Pongitor.

Mais dispensas

A lista de dispensas inclui também o segundo escalão da Prefeitura de Sorocaba. Um dos exemplos é a saída de Carlos Henrique de Mendonça do cargo de chefe de gabinete do Poder Executivo.

Mendonça era homem de confiança e asssessor de José Crespo, cujo mandato foi cassado pela Câmara de Sorocaba. Ele ficou conhecido em Sorocaba por ter feito a entrega de coxinhas aos servidores públicos que protestavam em frente à casa do ex-prefeito.

Esse cargo de chefe de gabinete do Poder Executivo tem praticamente o mesmo nível hierárquico dos secretários municipais. No lugar de Mendonça foi chamado o fotógrafo Alexandre Lombardi. (Da Redação)

[irp posts="151043" ]