Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guarita da GCM na praça central de Sorocaba é demolida

28 de Novembro de 2019 às 10:26

A estrutura foi demolida por volta das 11h30. Crédito da foto: Emídio Marques (28/11/19)

*Atualizada às 12h05

A Prefeitura de Sorocaba demoliu na manhã desta quinta-feira (28) a guarita da Guarda Civil Municipal (GCM) que ficava na praça Coronel Fernando Prestes, na região central. A estrutura, inaugurada no início do ano pelo então prefeito José Crespo (DEM), causou polêmica por se construída em frente à Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Por volta das 9h30, funcionários da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras isolaram o local e começaram a desmontar a guarita. Primeiro foram retiradas as telhas, que foram colocadas em um caminhão. Depois, a estrutura de concreto foi demolida. Uma viatura da GCM acompanhou a ação.

A determinação pela demolição da guarita foi anunciada nesta quarta-feira (27) pela prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PDT), que assumiu o cargo em agosto após a cassação do mandato de Crespo. Segundo nota da Prefeitura, a nova gestão "vai adotar um novo modelo de segurança para a região central".

Guarita foi inaugurada no início do ano em meio a polêmicas. Crédito da foto: Emídio Marques (28/11/2019)

De acordo o anúncio, além da demolição da guarita, será retomado o patrulhamento móvel apoiado por videomonitoramento. O ônibus da GCM – equipado para funcionar como base móvel – e mais uma viatura da corporação,  permanecerão, com suas respectivas equipes, de forma permanente no local.

O novo conceito de segurança para a região central da cidade inclui a instalação de câmeras. Ainda segundo a Prefeitura, o conjunto de medidas será implementado já neste período de final de ano, quando o movimento no comércio é intenso durante o dia e também na maior parte da noite. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)

O local foi isolado para o trabalho das equipes da Prefeitura. Crédito da foto: Emídio Marques (28/11/2019)

Galeria

Confira a galeria de fotos