Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prefeita manda demolir guarita da GCM na praça central de Sorocaba

27 de Novembro de 2019 às 15:15

Inauguração da guarita, em janeiro de 2019, foi cercada de polêmicas. Crédito da foto Inauguração da guarita, em janeiro de 2019, foi cercada de polêmicas. Crédito da foto: Emídio Marques (14/01/2019)

 

A Prefeitura de Sorocaba vai adotar um novo modelo de segurança para a região central, em especial na praça Coronel Fernando Prestes. Entre as principais medidas anunciadas nesta quarta-feira (27) estão a demolição imediata da guarita fixa da Guarda Civil Municipal (GCM) - inaugurada no início de 2019, pelo governo de José Crespo - e o retorno das patrulhas móveis apoiadas por videomonitoramento.

De acordo o anúncio feito por volta das 14h30 desta quarta-feira, o ônibus da GCM - equipado para funcionar como base móvel - e mais uma viatura da corporação,  permanecerão, com suas respectivas equipes, de forma permanente no local.

De acordo com o comunicado distribuído pela Secretária de Comunicação (Secom), o conjunto de medidas será implementado já neste período de final de ano, quando o movimento no comércio é intenso durante o dia e também na maior parte da noite.

Monitoramento remoto e presença constante

Ainda conforme a nota da Prefeitura, o novo conceito de segurança para a região central da cidade inclui a instalação de câmeras de videomonitoramento. Os equipamentos "permitirão o acompanhamento, em tempo real, de tudo o que acontece na praça central e também nas imediações", informa o documento. O texto acrescenta que "isso vai permitir ações e intervenções rápidas em casos em que o trabalho das forças de segurança que atuam no município seja necessário".

"Dentro dessa nova postura adotada pelo governo municipal de incrementar e dar mais agilidade às ações de segurança na região central, a guarita construída a poucos metros da Catedral Metropolitana de Sorocaba deixa de ser necessária e será demolida", detalha a nota.

O trabalho de demolição da guarita já tem data marcada. "Será realizado na manhã desta quinta-feira (28), por equipes da Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo)", complementa a Secom. Por fim, a nota esclarece que "o que puder ser reaproveitado, como janelas, portas, vidros etc, será encaminhado para o depósito da Prefeitura. As paredes da construção serão derrubadas e o piso original da praça restabelecido.

A construção da guarita para servir como base fixa da Guarda Civil na praça Coronel Fernando Prestes foi cercada de polêmicas. Uma das reclamações era pelo fato de a obra ficar a menos de 10 metros da Catedral Metropolitana.  (Da Redação com informações da Secom)

[irp posts="61707" ]