Covid-19 Sorocaba e Região

Governo estadual mantém região de Sorocaba na fase laranja do Plano SP

As 48 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba seguirão nessa fase pela terceira semana consecutiva
Governo estadual mantém região de Sorocaba na fase laranja do Plano SP
Movimento de pessoas na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (31/7/2020)

As 48 cidades integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba permanecerão na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (31) pelo governador João Doria.

Essa será a terceira semana consecutiva com a região na mesma fase laranja. Havia a expectativa de a DRS de Sorocaba evoluir para a fase 3 (amarela) – ainda menos restritiva. Tanto que, na quinta-feira (30), a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, realizou um encontro com setores não essenciais no Paço Municipal. O objetivo foi discuti a retomada de atividades na cidade.

Com essa decisão de João Doria, as restrições do comércio não poderão ser alteradas nas 48 cidades. Os prefeitos desse municípios conseguirão somente recuar para a fase vermelha.

À espera da fase amarela

Na prática, as cidades na fase amarela poderão reabrir academias de ginástica, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes. Esse avanço acontecerá de acordo com protocolos adotados pelo Plano São Paulo, como horários limitados de funcionamento e medidas de distanciamento e de higiene.

Leia mais  Aulas voltam em 8 de setembro desde que todo Estado esteja na fase amarela

 

Vale ressaltar que a região de Sorocaba ainda não integrou a fase amarela. O Plano São Paulo foi colocado em prática no dia 1º de junho como uma estratégia para retomar com segurança a economia do Estado durante a pandemia do novo coronavírus.

Esportes liberados

Aos poucos, a prática esportiva começa a ser liberada no Estado. Nesta semana, o titular da Secretaria Estadual de Esportes, Aildo Ferreira, anunciou a retomada dos esportes sem contato físico direto (treinamentos e competições) nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo.

A novidade foi revelada em um podcast publicado na noite de terça-feira (28) pelo governo estadual. Modalidades como vôlei, tênis, hipismo e natação estão liberadas.

São Roque e Araçariguama

Nesta semana, duas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba decretaram a reabertura de barbearias e salões de beleza. Foram elas São Roque e Araçariguama. (Da Redação)

Comentários