Buscar no Cruzeiro

Buscar

Governo estadual mantém região de Sorocaba na fase laranja do Plano SP

31 de Julho de 2020 às 13:12

Governo estadual mantém região de Sorocaba na fase laranja do Plano SP Movimento de pessoas na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (31/7/2020)

As 48 cidades integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba permanecerão na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. O anúncio foi feito no início da tarde desta sexta-feira (31) pelo governador João Doria.

Essa será a terceira semana consecutiva com a região na mesma fase laranja. Havia a expectativa de a DRS de Sorocaba evoluir para a fase 3 (amarela) - ainda menos restritiva. Tanto que, na quinta-feira (30), a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, realizou um encontro com setores não essenciais no Paço Municipal. O objetivo foi discuti a retomada de atividades na cidade.

Com essa decisão de João Doria, as restrições do comércio não poderão ser alteradas nas 48 cidades. Os prefeitos desse municípios conseguirão somente recuar para a fase vermelha.

À espera da fase amarela

Na prática, as cidades na fase amarela poderão reabrir academias de ginástica, salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes. Esse avanço acontecerá de acordo com protocolos adotados pelo Plano São Paulo, como horários limitados de funcionamento e medidas de distanciamento e de higiene.

[irp posts="264609" ]

 

Vale ressaltar que a região de Sorocaba ainda não integrou a fase amarela. O Plano São Paulo foi colocado em prática no dia 1º de junho como uma estratégia para retomar com segurança a economia do Estado durante a pandemia do novo coronavírus.

Esportes liberados

Aos poucos, a prática esportiva começa a ser liberada no Estado. Nesta semana, o titular da Secretaria Estadual de Esportes, Aildo Ferreira, anunciou a retomada dos esportes sem contato físico direto (treinamentos e competições) nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo.

A novidade foi revelada em um podcast publicado na noite de terça-feira (28) pelo governo estadual. Modalidades como vôlei, tênis, hipismo e natação estão liberadas.

São Roque e Araçariguama

Nesta semana, duas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba decretaram a reabertura de barbearias e salões de beleza. Foram elas São Roque e Araçariguama. (Da Redação)