Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encontro com setores não essenciais discute retomada de atividades em Sorocaba

30 de Julho de 2020 às 22:40

Encontro com setores não essenciais discute retomada das atividades em Sorocaba Jaqueline Coutinho durante reunião em seu gabinete no Paço Municipal. Crédito da foto: Secom / Alexandre Lombardi (30/7/2020)

Ocorre hoje (31) mais uma atualização do Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas e, por conta da mudanças nas regras, Sorocaba poderá avançar da atual fase laranja para a amarela. O Governo do Estado poderá anunciar a adoção de novos percentuais mínimos de ocupação de leitos pactuados para novo coronavírus, entre outras alterações.

A questão foi comentada na quarta-feira (29) pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), em entrevista exclusiva ao jornal Cruzeiro do Sul. Segundo a chefe do Poder Executivo, o município já teria atingido números positivos em relação a ocupação de leitos, casos confirmados e número de óbitos pela doença.

Esses critérios são alguns dos usados pelo Estado na classificação dos municípios dentro do Plano São Paulo. Na fase laranja, as atividades econômicas estão liberadas para funcionar por até quatro horas. Com o possível avanço, o comércio passaria a atender por até seis horas diárias.

Reunião

A prefeita Jaqueline Coutinho se reuniu na manhã desta quinta-feira (30) com representantes de bares, restaurantes, cabeleireiros e academias de Sorocaba. O encontro tratou de assuntos relacionados à retomada das atividades desses setores.

Esse retorno pode acontecer caso o governo estadual anuncie o avanço da cidade para a fase amarela de flexibilização no Plano São Paulo. Essa decisão poderá ser divulgada nesta sexta-feira (31) pelo governador João Doria.

De acordo com a chefe do Executivo, é importante compreender a complexidade de cada segmento para estabelecer os melhores critérios e horários de funcionamento para esses setores. Eles passarão a funcionar após o avanço para a fase 3 (amarela) por seis horas e com público limitado a 40%.

Na ocasião, a prefeita agradeceu a presença dos representantes e destacou a importância da retomada responsável. “Essas, mais que as outras categorias, vêm sofrendo com as restrições desde março e os prejuízos são inimagináveis. É importante que todos os estabelecimentos sigam os protocolos indicados para a segurança dos comerciantes e dos frequentadores”, completou.

O gerente de uma rede de padarias de Sorocaba, Robson Martins Gomes, elogiou a iniciativa da prefeita em ouvir os representantes desses setores. “Achei esse momento muito proveitoso, pois tivemos a possibilidade de expressar nossa opinião e sanar eventuais dúvidas”, afirmou.

Além dos representantes de bares, restaurantes, cabeleireiros e barbearias, também participaram da reunião o titular da Secretaria de Comunicação, Marcelo Andrade, da Secretaria Jurídica, Gabriel Abizaid e da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)