Buscar no Cruzeiro

Buscar

Rede estadual terá 30 novos leitos Covid na região de Sorocaba

06 de Janeiro de 2021 às 08:39

Vagas abertas no CHS reduzem ocupação Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) terá 10 novos leitos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

O governo estadual anunciou na manhã desta quarta-feira (6) a abertura de mais 30 novos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 na região de Sorocaba.

O Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, afirmou durante entrevista ao jornal Bom Dia SP, da TV Globo, que o atendimento deve entrar em operação na próxima quinzena de janeiro.

Serão 10 leitos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), no Jardim Faculdade, e outros 10 no Hospital Regional “Dr. Adib Domingos Jatene”, que fica na Rodovia Raposo Tavares. Além de Sorocaba, as duas unidades também recebem pacientes de outras 47 cidades da região que compõe a Diretoria Regional de Saúde (DRS). Ainda de acordo com o secretário estadual, outros 10 leitos serão abertos na Santa Casa de Itu.

Na manhã desta quarta-feira, a Prefeitura de Sorocaba também vai oficializar a abertura de novos 10 leitos contratados para atender o crescimento da demanda de Covid em caso de necessidade de UTI na UPH Leste, que é administrado pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia Sorocaba. O anúncio dos novos leitos foi feito na segunda-feira (4). O local foi confirmado como a UPH Leste nesta terça-feira (5).

Taxa de ocupação

Conforme os dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (SES) divulgado nesta terça-feira (5), dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa estava com 100% de ocupação nos leitos clínicos. Ou seja, dos 21 existentes, todos estavam com pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa também era de 100%, o que representa 40 leitos ocupados. A situação ocorre após vários dias de queda na ocupação, que inclusive chegou a 60%, em 26 de dezembro. O último dia em a Santa Casa havia registrado taxa de ocupação 100% em UTI foi em 11 de dezembro.

O hospital Santa Lucinda possui um total de 20 leitos clínicos Covid. Com taxa de ocupação de 60%, ou seja, com 12 ocupados. Dos seis leitos clínicos Covid e oito de UTI do GPACI, nenhum está ocupado.

O hospital estadual Adib Jatene estava com três leitos clínicos ocupados, sendo cinco pactuados. Já os 20 leitos de UTI Covid tinha taxa de ocupação de 95%. Outro hospital estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui oito leitos clínicos Covid e seis deles estavam ocupados. Dos 20 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 19 estavam ocupados. A taxa de ocupação era de 95%. (Da Redação)