Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá mais 10 leitos UTI Covid até quarta-feira

04 de Janeiro de 2021 às 18:25
Marcel Scinocca [email protected]

Prefeito Rodrigo Manga durante cerimónia na antiga garagem da TCS. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/1/2021)

A rede pública de saúde municipal de Sorocaba terá mais 10 leitos de UTI Covid adulto até quarta-feira (6). A informação foi dada nesta segunda-feira (4), durante cerimônia em que foi oficializado o terreno da antiga garagem da TCS, na avenida Ipanema, como endereço de um complexo hospitalar que será construído em Sorocaba. Não houve a divulgação de qual parceiro fornecerá os leitos contratados. O anúncio foi feito no dia em que a cidade tinha apenas dois leitos de UTI disponíveis na rede pública para os munícipes e 97,5% de taxa ocupação.

“São leitos UTI que já estão sendo finalizados a parte burocrática, de contas e a parte jurídica. Talvez ainda hoje (segunda-feira) a gente anuncie, de fato, a conclusão, com contrato assinado. Ou, no máximo amanhã (terça-feira) cedo. Mas a questão é que é uma emergência. Nós não podemos esperar que possa acontecer um aumento da Covid e não tenha onde amparar os nossos munícipes”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). “Tomara a Deus que isso não aconteça, mas, por precaução, nós tomamos essa decisão de ampliar 10 leitos de UTI na cidade”, acrescenta.

Já o secretário Vinícius Rodrigues -- titular da Saúde -- avaliou o momento pandêmico e defendeu a contratação. “Nós estamos com um número de infecção maior, realmente, do que tivemos ao longo do segundo semestre do ano passado. Diante disso, a gente precisa reforçar as medidas de segurança, de distanciamento, álcool em gel e uso de máscara. Nós também estamos reforçando a rede de assistência hospitalar, para que não falte leito para ninguém”, argumenta o secretário.

Ainda conforme Vinícius Rodrigues, há estudos em andamento para a contratação de mais 30 leitos de enfermaria. O processo foi iniciado na semana passada. Ele também destacou que nas UPHs e na UPA do Éden há leitos de retaguarda, como forma de auxiliar a demanda dos leitos da Santa Casa.

Nem Manga e nem Rodrigues disseram em qual instituição esses 10 leitos de UTI serão contratados. “Ainda não está definido, mas vai ser em uma [instituição] que tem convênio, ou a Santa Casa ou a Santa Lucinda, ou hospital que já está hoje atendendo a convênio com o município”, disse Manga. “Alguns hospitais já responderam negando, falando que não tem interesse, e alguns hospitais ainda não responderam. Não tenho fechado qual será o parceiro. Vamos definir isso amanhã”, garante Rodrigues.

Ocupação de leitos

Na data em que o anúncio foi feito, a taxa de ocupação de leitos dedicado à Covid, em Sorocaba, era 97,5%. Com isso, dos 80 leitos públicos da cidade, apenas dois estavam vazios. Um deles estava na Santa Casa e o segundo no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

Atualmente, em se tratando de UTI Covid adulto, Sorocaba tem 40 leitos contratualizados com a Santa Casa. A cidade ainda tem 40 leitos de UTI sob gerenciamento do estado, nos hospitais estaduais Adib Jatene e Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Essas duas unidades são referência para 48 municípios.

Hospital de campanha

Durante coletiva de imprensa, respondendo ao Cruzeiro do Sul, Vinícius Rodrigues não descartou a implementação de um novo hospital de campanha na cidade, em caso de aumento no número de casos. Entretanto, essa forma de criar novos leitos seria o último recurso da pasta, conforme ele. Porém, em caso de necessidade, o secretário até elencou os possíveis lugares para o instrumento: Policlínica e UPH Norte. “Temos uma determinação do prefeito, que, se for ter hospital de campanha, ele será feito em um próprio municipal da saúde”, lembra, descartando a Arena Multiúso. “Hoje, a Vigilância está em estudo em dois locais possíveis para o hospital de campanha. Ambos estão em estudo de viabilidade”, termina. (Marcel Scinocca)