Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escolas particulares de Sorocaba voltam às aulas dia 8 de setembro

27 de Agosto de 2020 às 22:47

Escolas particulares voltam às aulas dia 8 de setembro As escolas estão sem aulas presenciais desde o mês de março. Crédito da foto: Divulgação

Com as atividades paralisadas desde o mês de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, as escolas particulares de Sorocaba poderão retomar as aulas presenciais a partir de 8 de setembro. O retorno à sala será realizado de maneira gradual e facultativa, devendo obedecer às exigências do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, as unidades escolares deverão respeitar “integralmente” as condições estabelecidas pelo Plano São Paulo e às orientações sanitárias do município.

Conforme divulgado, o possível retorno dependerá da permanência da cidade por 28 dias consecutivos na fase 3 (amarela) do Plano São Paulo. Caso se mantenha nesta etapa do plano, Sorocaba atingirá a marca a partir do dia 5 de setembro. Atualmente, nesta sexta-feira (28), a cidade está em seu 20º dia dentro da fase menos restritiva.

O retorno das aulas presenciais será dividido em três etapas no estado de São Paulo

Segundo o Plano de Retomada da Educação, proposto pelo governo estadual, o retorno das aulas presenciais será dividido em três etapas. Na primeira delas as escolas poderão receber até 35% dos alunos.

Na segunda, as entidades poderão receber até 70% da sua capacidade física, já na terceira e última fase as escolas estarão autorizadas a receber 100% dos estudantes. As unidades escolares poderão ainda realizar um revezamento dos estudantes por dia, além de preservar o distanciamento de 1,5m entre as pessoas.

Pais dos alunos receberão SMS e email com dicas de prevenção Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão é uma das dicas de prevenção. Crédito da foto: Pxhere

Protocolos

Além do distanciamento social, o Plano São Paulo também prevê um protocolo com normas para o retorno das aulas. Entre as recomendações estão a promoção dos procedimentos de higiene pessoal, sanitização de ambientes e divulgação de informações sobre os procedimentos adotados pela escola a alunos e funcionários.

Mudança

A quinta-feira (27) foi cheia de novidades na Prefeitura de Sorocaba. O governo também anunciou o retorno às aulas nas escolas municipais somente em 2021.

Além do anúncio referente às aulas, o governo municipal anunciou também a saída de Ademir Watanabe do comando da Secretaria da Saúde de Sorocaba.

Segundo o Executivo, o objetivo da troca foi “promover uma reformulação na gestão pública de saúde” da cidade. O cargo será ocupado por Marcos Fabrício dos Santos. (Wesley Gonsalves)