Buscar no Cruzeiro

Buscar

Entenda os protestos e atos de vandalismo no bairro Vitória Régia

20 de Janeiro de 2020 às 14:16

Entenda os atos de vandalismo no bairro Vitória Régia, em Sorocaba Caminhão do Saae de Sorocaba queimado no bairro Vitória Régia, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (20/1/2020)

O bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba, teve um domingo (20) de tensão e vandalismo. Um grupo de moradores fechou ruas e colocou fogo em pneus. Ônibus e caminhões foram roubados e queimados.

Caminhões de coleta de lixo foram apedrejados. O mesmo ocorreu com uma viatura da Polícia Militar e com dois carros particulares.

Os atos de vandalismo teriam sido motivados pela morte de um jovem, no bairro Vitória Régia. Ele teria desaparecido sexta-feira (17). O corpo teria sido encontrado domingo (19) no rio Sorocaba.

Essa revolta dos moradores atraiu a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) ao bairro. Até mesmo o helicóptero Águia foi acionado para auxiliar o trabalho de segurança na região.

Coluna de fumaça

A confusão no bairro Vitória Régia começou no período da tarde. Na rua José Martinez Peres, moradores queimaram pneus. Uma coluna de fumaça preta foi formada no céu e vista a quilômetros de distância.

Dois ônibus do transporte coletivo foram incendiados. Crédito da foto: Secom / PMS

Ônibus e caminhões queimados

Na mesma rua, um grupo de moradores abordou um ônibus do transporte coletivo de Sorocaba. Segundo a Prefeitura, o motorista estava sozinho do veículo.

Quatro pessoas teriam retirado o motorista do ônibus, da linha 58/1 (Sorocaba Park/Santa Marina). De acordo com a Prefeitura, o veículo foi roubado e estacionado perto de uma ponte para impedir o acesso de outros automóveis ao bairro. Em seguida, o ônibus foi queimado.

Mais tarde, um segundo ônibus foi queimado. Desta vez, o ato de vandalismo foi cometido na avenida Antonio Silva Saladino uma das mais movimentadas do Vitória Régia.

Na mesma região, dois caminhões do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também foram roubados e incendiados. Nenhum funcionário público ficou ferido.

A Polícia Militar agiu e prendeu três pessoas. Elas teriam relação com os incêndios em veículos no Vitória Régia.

Durante a ação dos moradores, a imprensa também foi vítima. Um veículo de reportagem da Record TV Paulista foi atacado e teve os vidros destruídos por pedaços de pedras. Ninguém ficou ferido.

Ônibus que atendem a zona norte são escoltados pela GCM. Crédito da foto: Emídio Marques (20/01/2020)

Resposta da Prefeitura

O ato de um grupo de moradores do Vitória Régia motivou uma resposta imediata da Prefeitura de Sorocaba. A prefeita Jaqueline Coutinho convocou uma reunião de emergência no sexto andar do Paço Municipal.

De imediato, o governo suspendeu oito serviços do Saae programados no bairro. Apenas casos emergenciais seriam atendidos, sob a escolta da GCM.

Durante a reunião no Paço, Jaqueline Coutinho também determinou a escolta dos ônibus que passam pelo Vitória Régia. Esse serviço também será feito pela GCM.

Na manhã desta segunda-feira (20), a GCM cumpriu as ordens da prefeita e realizou a escolta dos ônibus rumo ao bairro Vitória Régia. Esse trabalho foi feito desde a saída dos veículos dos terminais urbanos.

Jovem que morreu era morador do Vitória Régia; protestos foram registrados no bairro neste domingo (19). Crédito da foto: Emídio Marques (20/01/2020)

Investigação

Jaqueline Coutinho também determinou uma investigação sobre a morte do jovem no bairro Vitória Régia. Ele teria morrido depois de uma suposta abordagem da GCM de Sorocaba.

Esse trabalho de investigação será feito pela Corregedoria da GCM. Paralelamente, também será conduzido pela Controladoria Geral do Município. (Da Redação)