Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em luto por elefanta Haisa, Zoo de Sorocaba não abre nesta quinta-feira

19 de Novembro de 2020 às 08:02

Zoo faz ação de Páscoa para animais Haisa (a direita) chegou ao Quinzinho em 1995 e vivia ao lado de Sandro (esquerda). Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/11/2017)

Em razão da morte da elefante asiática Haisa, o Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" não será aberto ao público nesta quinta-feira (19). Em nota, o Zoo de Sorocaba diz que todos os funcionários estão em luto. O parque será reaberto para visitação no feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado nesta sexta-feira (20).

A elefanta asiática Haisa, que vivia em cativeiro no zoológico de Sorocaba, morreu por volta das 19h desta quarta-feira (18), conforme informou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). Um guarda civil municipal, que fazia o patrulhamento no local, estava próximo ao recinto e presenciou o momento em que Haisa morreu.

Ele, imediatamente, acionou a equipe técnica do zoo que, ao chegar, constatou a morte do animal. Todos os funcionários estão em luto, informou a Sema. De acordo com a Sema, será feita a necropsia e os exames associados para identificar a causa da morte.

Há 25 anos no zoológico

Haisa chegou ao Quinzinho de Barros em 1995, já adulta, vinda de um circo. Estima-se que ela tinha mais de 60 anos, sendo considerado um animal bem idoso e, por isso, recebia uma rotina de cuidados especiais.

Desde o mês de maio deste ano, Haisa vinha apresentando dificuldade locomotora. Após avaliação clínica e exames, foi constatado um quadro de artrose, uma doença degenerativa que não tem cura.

De acordo com a Sema, Haisa vinha sendo medicada com anti-inflamatórios, analgésicos e condroprotetores (complementos que estimulam a nutrição, hidratação e regeneração das cartilagens), e estava apresentando melhora satisfatória.

Todos os demais cuidados em prol da qualidade de vida de Haisa, além do controle da artrose, vinham sendo tomados por toda a equipe do zoológico de Sorocaba.

Ela recebia uma atenção especial dos tratadores que passavam praticamente o dia todo junto aos elefantes, fornecendo uma dieta equilibrada, cuidados médicos veterinários e atividades de enriquecimento ambiental.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) instaurou procedimento preparatório para inquérito civil sobre o estado de saúde da elefanta asiática Haisa. A fêmea vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, e sofre de artrose. O promotor Jorge Alberto Marum, autor da portaria, pede à Prefeitura de Sorocaba informações sobre as condições do animal. (Da Redação, com informações da Sema)