Buscar no Cruzeiro

Buscar

DIG prende segundo suspeito de participar de roubo a concessionária em Sorocaba

15 de Julho de 2020 às 16:17
Jomar Bellini [email protected]

15 carros foram roubados em galpão de concessionária de Sorocaba em janeiro. Crédito da foto: Reprodução

 

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba prendeu mais um suspeito de participar do roubo ao galpão de uma concessionária de veículos em Sorocaba no mês de janeiro. A operação realizada na tarde desta terça-feira (14) em Campinas cumpriu sete mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão. Três suspeitos continuam foragidos.

O segundo suspeito preso durante a operação em Campinas prestou depoimento na delegacia em Sorocaba e foi encaminhado para a Cadeia de São Roque, onde deve cumprir a prisão temporária de cinco dias. Com ele, a polícia apreendeu um celular, um tablet e um aparelho conhecido como “capetinha”, usado para bloquear o sinal de rastreadores de caminhões. O primeiro suspeito foi detido pela DIG 15 dias após o roubo. Ele confessou o crime e cumpre prisão preventiva no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Dos 15 suspeitos de participarem da ação em Sorocaba em janeiro, oito foram identificados pelos investigadores. Cinco deles estão presos, sendo dois em operações realizadas pela DIG. Outros três já estavam detidos, inclusive o homem considerado líder do grupo, preso em Minas Gerais no mês de maio.

DIG identificou oito suspeitos de participarem do roubo. Crédito da Foto: Jomar Bellini (15/07/2020)

Quadrilha especializada

Segundo a delegada titular da DIG, Luciane Bachir, a investigação identificou uma quadrilha especializada em roubos de veículos e cargas que atua em cidades da região de Campinas. “É um grupo muito estruturado, inclusive com tarefas muito bem definidas para cada integrante. Para dificultar a localização, eles trocavam frequentemente de endereço e celular”, explica.

Imagens do sistema de segurança da empresa e das concessionárias que administram as rodovias da região foram usadas para identificar a rota utilizada pelos criminosos durante a fuga. Nenhum dos 12 veículos roubados foi recuperado. “Os carros foram distribuídos de forma muito rápida e encaminhados para os Estados de Mato Grosso do Sul e Goiás logo após o crime”, pontua.

Todos os suspeitos de participarem do roubo já possuem passagens por crimes patrimoniais. A DIG continua investigando o caso para localizar os suspeitos da quadrilha. Os objetos apreendidos na operação serão periciados.

O local do crime passou por perícia técnica. Crédito da foto: Nicole Bonentti / Arquivos JCS 07.01.2020

O caso

O crime ocorreu na noite de 6 de janeiro, em um galpão da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Jardim Pelegrino, que é usado por uma concessionária. Na ocasião, o grupo rendeu o vigilante e fugiu levando 12 carros novos, entre os modelos Hilux, Corolla e SW4. Os veículos custam entre R$ 100 mil e R$ 270 mil.

O segurança foi sequestrado e liberado horas depois na rodoviária de Campinas. Ele foi trazido de volta a Sorocaba e prestou depoimento informando que cerca de 15 pessoas haviam participado da ação. A ação foi flagrada por uma câmera de segurança.

https://youtu.be/zGaQQULH8uw

Além dos carros, também foram roubados macacões dos funcionários, ferramentas, notebooks, uma central de T.I., o gravador de quatro câmeras de segurança e parte do sistema da rede de internet do local. Um dos carros usados no crime foi apreendido no dia seguinte ao roubo e passou por perícia. (Jomar Bellini)