Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento

#TBT do Bentão: relembre os acessos de Paulo Roberto Santos

Treinador iniciou sua quarta passagem no clube com empate sem gols, no domingo (6)

10 de Junho de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Paulo Roberto comemora vitória sobre o Itabaiana, que garantiu acesso à Série C
Paulo Roberto comemora vitória sobre o Itabaiana, que garantiu acesso à Série C (Crédito: LUIZ SETTI)

Com o empate por 0 a 0 diante do Boavista-RJ na estreia da Série D, no último domingo (6), Paulo Roberto Santos manteve seu aproveitamento como técnico do São Bento acima dos 50%, mais especificamente 52,86%. No total, até agora foram 128 partidas, com 51 vitórias, 50 empates e 27 derrotas contando todas as suas quatro passagens.

Não há como negar: o treinador é uma das grandes esperanças do clube de conseguir acessos nos cenários nacional e estadual neste e no próximo ano - seu contrato vai até o fim do Paulistão de 2022. Em seu cartão de visitas, há três ascensões, saindo da Série A3 do Paulista, em 2014, e alcançando a Série B do Brasileirão, em 2017.

Nada melhor que relembrar tudo isso em um momento pré-jogo - o São Bento volta a jogar neste sábado, 12 de junho, contra o Bangu-RJ, no Walter Ribeiro (CIC), às 16h, pela Série D.

VEJA MAIS: Prefeito recebe diretoria do São Bento e debate parcerias

#TBT

A estreia de Paulo Roberto no clube aconteceu, com um pouco de desconfiança, em 25 de janeiro de 2014, com vitória por 2 a 1 sobre o São José, no estádio Walter Ribeiro (CIC), pela A2. Naquela ocasião, o time terminou em terceiro lugar e conseguiu subir para a elite paulista. Em 2015, o Azulão permaneceu na primeira divisão e finalizou sua participação em nono lugar.

No ano seguinte, em 2016, a equipe conseguiu não só escapar do rebaixamento, como alcançou as quartas de final, sendo eliminado, em jogo único, pelo Santos, que viria a ser campeão naquela edição. Com a quinta colocação, a vaga na Série D do Brasileiro foi assegurada, em um retorno às competições nacionais depois de 24 anos.

Assim como em 2021, ele teve pouco tempo para organizar a equipe para o torneio. Com muito trabalho, disputou 12 jogos e obteve oito vitórias, três empates e apenas uma derrota - 72,2% de aproveitamento. Foram 14 gols marcados e apenas dois sofridos. O 2 a 0 sobre o Itabaiana, em casa, foi o que garantiu o acesso para a Série C em 2017, com a terceira colocação geral.

Na Série C, então, o São Bento ficou no grupo B e alcançou os play-offs, enfrentando o Confiança nas quartas de final. Nos jogos, venceu fora de casa por 2 a 0 e assegurou empate sem gols em Sorocaba, conseguindo mais um acesso, desta vez para a Série B (nas semifinais, acabou superado pelo CSA, nos pênaltis). Neste mesmo ano, o Bentão disputou a primeira fase da Copa do Brasil, quando empatou por 1 a 1 com o Paraná em casa.

Por fim, em 2018, o clube sorocabano disputou a Série B. Nos 12 primeiros jogos, se manteve como o único invicto das quatro divisões nacionais, mas, após a saída de Paulo Roberto Santos, o time caiu de produção e foi parar na 13ª colocação. Sem o técnico, aliás, o Bentão voltou para a Série D e para a A2, como observamos atualmente.