Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Bento

Saída de diretor e possível retorno de Paulo Roberto agitam o São Bento

Time foi rebaixado à A2 do Paulista no domingo e disputará a Série D a partir de junho

12 de Maio de 2021 às 18:15
Marina Bufon [email protected]
Paulo Roberto Santos, ex-técnico do São Bento.
Paulo Roberto Santos, ex-técnico do São Bento. (Crédito: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (2/1/2018))

Depois da queda para a Série A2 do Campeonato Paulista no último final de semana, o São Bento tenta planejar o restante de seu ano e também o estadual de 2022. Nesta quarta-feira (12), duas situações principais agitaram os bastidores: um possível retorno do treinador Paulo Roberto Santos e a saída do diretor de futebol Carlos Athie.

O técnico, que teve sua última passagem pelo clube entre 2016 e 2018, estava no Santo André. Ele ficou internado por conta de complicações da Covid-19 e acabou se desligando do time, que escapou do rebaixamento nas rodadas finais do estadual. A ideia inicial da diretoria era manter Marcelo Cordeiro, efetivado após a demissão de Edson Vieira, em abril, mas, assim como este novo rebaixamento, a história de Paulo Roberto pode pesar bastante na decisão final.

Com o Bentão são três passagens e também três ascensões, tanto no futebol paulista quanto no cenário nacional, já que o time sorocabano deixou a A3 do Paulistão em 2014 e chegou a disputar a Série B do Brasileiro em 2018 - no total, ele tem um aproveitamento de quase 54% no comando. Desde sua saída, porém, o time foi rebaixado quatro vezes (duas no nacional e duas no estadual).

Outro fator positivo é que Paulo e família residem em Sorocaba e a torcida beneditina tem um carinho especial por ele, além de apostar em seu trabalho, que já rendeu frutos em um passado recente. Por outro lado, com um orçamento enxuto, talvez não haja valores em caixa suficientes para o salário do técnico. Segundo apurado, uma reunião entre diretoria e treinador durou a tarde toda na sede do clube.

Saída interna

O diretor de futebol Carlos Athie pediu seu desligamento do São Bento em meio a uma série de reuniões que acontece desde ontem (11). Segundo ele, a decisão foi motivada apenas por motivos pessoais e não há relação com o clube em si. Ele estava no cargo desde outubro do ano passado.

Em comunicado, a diretoria informou que “recebeu esse pedido com surpresa e aguarda retorno de viagem do Dr. Carlos Athie, para, em reunião, trabalhar pela continuidade do trabalho, que é muito importante”. A nota ainda afirma que somente após isso “caso essa realmente seja a decisão, (o São Bento) irá trabalhar na recomposição em relação ao cargo de Diretor de Futebol Profissional”.

Athie deu entrevista coletiva após a derrota contra o Santos, no domingo (9), dizendo que a equipe havia ficado aquém do esperado na disputa do Paulista e que, com o orçamento atual, o time teria de investir na base e em contratações pontuais.

O São Bento volta aos gramados oficialmente no início de junho, quando inicia sua caminhada na Série D do Campeonato Brasileiro. O clube está no grupo 7, ao lado de Bangu-RJ, Boavista-RJ, Cianorte-PR, Inter de Limeira, Madureira-RJ, Portuguesa e Santo André. Os quatro melhores classificados gerais sobem à Série C.