Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete

Após duas prorrogações, Seleção supera Canadá e conquista bronze na AmeriCup

Com o resultado, Brasil está garantido para o Pré-Mundial de basquete, em fevereiro

21 de Junho de 2021 às 13:23
Cruzeiro do Sul [email protected]
Jogadoras e comissão técnica da Seleção Brasileira, bronze na AmeriCup 2021
Jogadoras e comissão técnica da Seleção Brasileira, bronze na AmeriCup 2021 (Crédito: Divulgação/FIBA)

A Seleção Brasileira feminina de basquete conquistou a medalha de bronze no último sábado (19) ao bater, após duas prorrogações, o Canadá por 87 a 82 na AmeriCup, disputada em San Juan, Porto Rico. Estados Unidos foram os medalhistas de ouro, enquanto Porto Rico foi prata. Com o resultado, o Brasil está garantido no Pré-Mundial, em fevereiro, que dá vaga para o Mundial da modalidade, também em 2022, na Austrália.

Após um primeiro tempo marcado pelo equilíbrio, as brasileiras abriram 15 pontos no terceiro período. A vantagem, porém, despencou no final do jogo, que terminou empatado em 68 pontos. Veio a prorrogação e novo empate, por 77 a 77. Desta vez, o Brasil não deu chances e fechou o jogo com o placar com vitória. Em 2019, a Seleção também levou a medalha de bronze.

Tainá Paixão e Clarissa foram as cestinhas (19 pontos cada), e Érika de Souza a mais eficiente (21) e um duplo-duplo (dez pontos e dez rebotes). A pivô Clarissa, aliás, não voltou para casa apenas com o bronze no peito: ela ficou no quinteto ideal da competição, com médias de 13,4 pontos, 7,1 rebotes e 14,7 de eficiência.

Além dela, o time ideal da AmeriCup teve: Elissa Cunane, dos Estados Unidos; Manuela Rios, da Colômbia; Jennifer O’Neill, de Porto Rico, e Rhyne Howard, dos Estados Unidos, que também foi a MVP da competição.

O período de treinamentos da Seleção Brasileira aconteceu na cidade de Salto, a apenas 43 quilômetros de Sorocaba, entre os dias 24 de maio e 6 de junho, no Ginásio principal do Centro Esportivo João Luiz Guarda. Quatro atletas do Ituano foram chamadas para os treinos e todas acabaram convocadas para a AmeriCup.