Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete Feminino

Ituano é destaque em convocação da Seleção de basquete para AmeriCup

Quatro atletas treinam em Salto, e entrosamento pode ajudar na competição

25 de Maio de 2021 às 14:38
Marina Bufon [email protected]
As jogadoras do Ituano Patty Teixeira, Érika de Souza, Alana Gonçalo e Mari Dias
As jogadoras do Ituano Patty Teixeira, Érika de Souza, Alana Gonçalo e Mari Dias (Crédito: Reprodução/Revista Ituano)

Quatro atletas do Ituano estão em treinamento com a Seleção Brasileira feminina de basquete em Salto, a 43 quilômetros de Sorocaba, para a disputa da AmeriCup, em San Juan, Porto Rico, em junho. São elas a armadora Alana Gonçalo, a ala/pivô Mari Dias, a ala/armadora Patty Teixeira e a recém-chegada Érika de Souza, pivô.

“Com certeza ter quatro jogadoras de uma equipe só facilita bastante no entrosamento, mas essas meninas já estão jogando juntas há algum tempo (na Seleção). É claro que faz mais de um ano que elas não se encontram e é difícil, mas como elas se conhecem, fica mais fácil. Para as que jogam juntas, mais fácil ainda”, iniciou Magic Paula em coletiva de imprensa realizada ontem (24), no Centro de Educação e Cultura Anselmo Duarte, em Salto.

“Itu se reforçou bastante, principalmente nos últimos dias. Na própria Liga (Nacional de Basquete Feminino) a gente vê jogos com um nível bem bacana do que no início da competição. É importante que elas cheguem para o nosso treinamento com ritmo de jogo. Isso ajuda bastante”, complementou.

Das 17 jogadoras convocadas pelo técnico José Neto, 12 estarão na lista final para a disputa da AmeriCup. Quem for para as semifinais da competição, que acontecerá entre os dias 11 e 19 de junho, estará classificado para o Pré-Mundial, em fevereiro do ano que vem. A estreia do Brasil será diante de El Salvador, no primeiro dia do torneio.

A competição definirá as seleções que irão para o Mundial da Austrália e tornou-se o foco do Brasil, que não se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio, algo que não acontecia desde 1992.

Nova competição

Visando melhorar as categorias de base do basquete nacional feminino, Magic Paula informou que, há cerca de 20 dias, houve o lançamento da possibilidade de um novo campeonato brasileiro adulto.

“Eu já solicitei um planejamento visando 2024, não só pela seleção adulta, mas também a de base. Há uns 20 dias lançamos a possibilidade de ter um campeonato brasileiro feminino adulto, organizado pela Confederação, onde a gente instituiu que seria um campeonato sub-23, justamente para a gente trabalhar essa geração mais jovem. A nossa surpresa foi que tivemos 40 equipes participantes na primeira reunião, pelo Zoom, e já teve umas 16 equipes pré-inscritas”, disse Magic Paula.

O torneio não atrapalharia a Liga Nacional, mas daria oportunidades para que atletas e clubes sem recurso financeiro para jogar a elite conseguissem disputar uma competição. As pré-inscrições ainda estão abertas.

“A gente tem uma dificuldade grande em relação à base. Vivemos um momento de uma crise sanitária e econômica. Um momento em que as meninas do sub-19 estão há mais de um ano sem competir e sem treinar, por exemplo. Neste momento em que a comissão técnica estará mais junta, vamos construir esse planejamento para a base também. Elas têm que jogar, competir, perder. A ideia é começar a preparar uma nova geração, algo que a gente nunca fez”, finalizou a ex-atleta.