Buscar no Cruzeiro

Buscar

Basquete feminino

Magic Paula analisa grupo do Brasil na AmeriCup e explica escolha por Salto

Seleção Brasileira feminina de basquete está na cidade se preparando para a disputa, que dá vaga para Pré-Mundial

24 de Maio de 2021 às 18:33
Marina Bufon [email protected]
Seleção feminina de basquete começou os treinos nesta segunda na cidade de Salto
Seleção feminina de basquete começou os treinos nesta segunda na cidade de Salto (Crédito: Confederação Brasileira de Basketball)

Sob comando do técnico José Neto, a Seleção Brasileira feminina de basquete está se preparando para a disputa da AmeriCup na cidade de Salto, a apenas 43 quilômetros de Sorocaba. Quem for para as semifinais da competição - que acontecerá entre os dias 11 e 19 de junho em San Juan, Porto Rico - estará classificado para o Pré-Mundial, em fevereiro do ano que vem. Esse torneio definirá as seleções que irão para o Mundial da Austrália.

“Claro que é importante cair em uma chave considerada mais tranquila, mas entendo que o time quer ser campeão, e quem quer isso tem que matar um leão por dia. Como a gente tem dificuldade em ter a Seleção treinando e realizando amistosos, é importante cair em uma chave (mais tranquila) para ir construindo (o trabalho)”, explicou a ex-jogadora Magic Paula, vice-campeã olímpica e campeã mundial e pan-americana, que atualmente é vice-presidente da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e Diretora das Seleções Femininas.

O Brasil caiu no grupo A, em sorteio realizado no último sábado (22), ao lado de Canadá, Colômbia, Ilhas Virgens e El Salvador. Na outra chave estão Estados Unidos, Porto Rico, Argentina, República Dominicana e Venezuela, um grupo considerado mais forte. Até a AmeriCup, nenhum amistoso deve ser realizado pelas brasileiras. No formato da disputa, todas as seleções se enfrentam dentro das suas chaves e as quatro primeiras avançam para as quartas de final. Quem vencer, está classificado para as semifinais e também para o Pré-Mundial.

“Houve uma aproximação da cidade para com a CBB. As instalações aqui são de primeira, foram muito elogiadas, a academia que nos recebe também, vimos poucas vezes isso. Foi tudo muito bem conduzido. Não tinha por que buscar outro lugar, já que havia o interesse e as instalações estavam adequadas”, disse.

Benefícios para a cidade

Valdir Líbero, Magic Paula e Edemilson dos Santos em coletiva nesta segunda-feira (24), em Salto - Marina Bufon/Cruzeiro do Sul
Valdir Líbero, Magic Paula e Edemilson dos Santos em coletiva nesta segunda-feira (24), em Salto (crédito: Marina Bufon/Cruzeiro do Sul)

Além de Magic Paula, também estiveram presentes o vice-prefeito Edemilson dos Santos e o Secretário de Esportes e Lazer Valdir Líbero. No final da coletiva, após outro compromisso da Prefeitura, o prefeito Larte Sonsin também se juntou à mesa.

Segundo Líbero, os principais objetivos da parceria entre a Confederação e Salto foram trazer o amor ao basquete de volta, relembrando a história com o time do EMAS-Mandi, na década de 80, e também colocar a cidade no cenário nacional.

“Um dos benefícios era colocar Salto no mapa, para o Brasil e para o mundo. Claro que faremos um balanço, essa é nossa primeira experiência assim, mas o único investimento que nós (Prefeitura) tivemos foi a logística do transporte: do aeroporto para cá, depois na despedida também, em eventuais saídas. Tivemos essa responsabilidade apenas com transporte”, explicou.

Os treinos acontecem desta segunda (24) até o próximo dia 6 de junho no Ginásio principal do Centro Esportivo João Luiz Guarda. A Seleção ficará hospedada na cidade de Itu.